Anúncios

Depois de uma sequência de dias ensolarados, o Rio Grande do Sul ingressa hoje em um período de instabilidade. Áreas de instabilidade já trouxeram chuva no dia de ontem para alguns pontos do Uruguai, como na localidade de Minas (foto). Hoje, a chuva vai avançar do país para o território gaúcho.

Essa sexta-feira será de sol e nuvens no Rio Grande do Sul. Massa de ar quente permanece atuando e traz mais uma jornada de temperatura alta e abafamento. Durante a manhã devem se formar áreas de instabilidade mais fortes no Uruguai e que devem avançar para o território gaúcho. Podem alcançar a fronteira já de manhã e entre a tarde e a noite tendem a alcançar a maioria das áreas do Estado, principalmente o Oeste, Noroeste, Centro e o Sul gaúcho. Há risco de chuva forte isolada e de temporais localizados. Porto Alegre terá sol, nuvens e calor, não se descartando chuva à noite, no fim do dia.



Neste fim de semana, apesar de períodos de sol e nuvens em diversas localidades e com abafamento, vai chover na maior parte do Estado. A chuva deverá ser irregular na distribuição e volumes altos serão localizados em consequência de pancadas fortes isoladas. Temporais isolados não podem ser descartados, apesar de o risco não ser muito alto.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Na segunda, a instabilidade começará a recuar pro Sul. À medida que ar quente ingressa no Sul do Brasil, as nuvens de chuva vão avançar para o Sul, rumo ao Uruguai e à Argentina. Por isso, ainda pode chover no Sul e parte do Oeste na segunda enquanto na maioria das áreas do Estado o sol deve aparecer com abafamento. Vai se estabelecer padrão de bloqueio atmosférico e quase toda a próxima semana será marcada por dias de sol, nuvens e calor enquanto a instabilidade estará retida no Centro da Argentina e parte do Uruguai, onde os volumes de chuva devem ser muito altos e com possibilidade de temporais na região do Prata.

Anúncios