Anúncios

Chuva vai retornar ao Rio Grande do Sul neste domingo pela fronteira com o Uruguai e atingirá cidades da região, como Livramento (foto), e vários pontos do Oeste e do Sul gaúcho | FABIAN RIBEIRO

A trégua da chuva acaba no Rio Grande do Sul neste domingo, mas não em todo o estado, antecipa a MetSul Meteorologia. Parte do território gaúcho terá a volta da instabilidade com chuva e trovoadas ao longo do dia enquanto muitas cidades seguirão ainda com sol e tempo firme sob uma massa de ar quente com calor durante a tarde.

Análise dos modelos prognósticos pela MetSul indica que no decorrer deste domingo haverá a formação de fortes áreas de instabilidade com chuva, localmente forte, e ainda temporais isolados em províncias do Centro da Argentina e no Uruguai.

Nuvens muito carregadas vão se formar entre a madrugada e a manhã deste domingo em províncias argentinas como Santa Fé, Entre Ríos e partes de Córdoba e de Corrientes. Situação semelhante se espera em grande parte do Uruguai com intensa instabilidade associada a nuvens de grande desenvolvimento vertical.

A instabilidade dos países vizinhos, que estará presente desde a madrugada, avançará na sequência para parte do Rio Grande do Sul, instabilizando o tempo em pontos do Sul e do Oeste ainda durante a manhã enquanto nas demais regiões o sol ainda vai estar predominando com forte elevação da temperatura.

Não chove em todo o Rio Grande do Sul neste domingo. O sol aparece em grande parte dos municípios gaúchos, embora acompanhado de nuvens na esmagadora maioria. A tendência é de a chuva se concentrar mais no Oeste e no Sul gaúcho, mas até o fim do dia existe a possibilidade de a instabilidade alcançar pontos também do Centro do estado.

Uma vez que haverá a presença de uma massa de ar quente sobre o Rio Grande do Sul, a instabilidade pode ser forte em pontos localizados do Oeste e do Sul do Rio Grande do Sul neste domingo, com chuva intensa localizada, raios e ocasionais temporais isolados de vento forte e granizo.

Os mapas abaixo mostram as projeções de chuva do modelo do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF) para a madrugada, manhã, tarde e noite deste domingo no Sul do Brasil. Como se observa pelos mapas, que podem ser consultados pelo nosso assinante na seção de mapas (assine aqui), a instabilidade não será generalizada.

Porto Alegre e região metropolitana, por exemplo, devem ter um domingo de sol com ingresso de nuvens na segunda metade do dia. A probabilidade de chover na capital é maior na segunda, mas não se pode afastar instabilidade quase no final do domingo. As máximas do domingo em Porto Alegre serão parecidas com as de hoje, ficando entre 29ºC e 30ºC.

Chuva mais generalizada é esperada no Rio Grande do Sul na segunda-feira a partir do avanço de novas áreas de instabilidade a partir do Nordeste da Argentina. Pode chover excessivamente em parte da segunda-feira no Oeste gaúcho, especialmente nas áreas entre Barra do Quaraí, Quaraí, Uruguaiana, Itaqui e Alegrete.