Anúncios

Argentina concentrará as atenções da América Latina com o primeiro turno da eleição presidental. Campanha toma as ruas de Buenos Aires em meio a uma grave crise econômica. | JUAN MABROMATA/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Os argentinos vão às urnas para eleger seu presidente em primeiro turno neste domingo sob chuva e tempestades em algumas regiões do país. A previsão é de forte instabilidade em províncias centrais do país, de acordo com o prognóstico da MetSul, e há previsão de chuva ao menos em parte do domingo para a área de Buenos Aires.

Nuvens muito carregadas vão se formar entre a madrugada e a manhã deste domingo em províncias argentinas como Santa Fé, Entre Ríos e partes de Córdoba e de Corrientes. Situação semelhante se espera em grande parte do Uruguai com intensa instabilidade associada a nuvens de grande desenvolvimento vertical.

Em boletim especial sobre o tempo nas eleições, o Serviço Nacional de Meteorologia da Argentina (SMN) projetou que “a partir da manhã de domingo, as áreas de chuvas e tempestades estarão concentradas no Sul de Santiago del Estero, Centro e Norte de Santa Fé, Sul de Corrientes, Norte de Entre Ríos e Córdoba”. De acordo com o órgão, a chuva e as tormentas “estarão presentes ao longo do dia, mas de forma intermitente”.

Nas províncias de La Pampa, San Luis, Mendoza, Córdoba, Buenos Aires, Santa Fé e Entre Ríos, as tempestades podem ser intensas neste fim de semana e a área já está em alerta amarelo, segundo o SMN. Durante o domingo, a precipitação acumulada deverá situar-se entre os 20 mm e os 60 mm, podendo ser superior em zonas específicas, conforme o órgão. A MetSul projeta marcas perto ou acima de 100 mm entre Santa Fé e Entre Rios.

O tempo muito quente vai continuar no Norte do país. Para a tarde de domingo, são esperados valores entre 35ºC e 40°C em Formosa, Chaco, Santiago del Estero e Leste de Salta e Jujuy, enquanto no Norte de Santa Fé, Corrientes e Misiones as marcas devem atingir de 30ºC a 34°C.

Nas províncias de Córdoba, ao Sul de Santa Fé, Entre Ríos, La Rioja, San Juan, Mendoza, San Luis, La Pampa e Buenos Aires haverá valores típicos de primavera, que oscilarão entre 18ºC e 26°C, assinala o comunicado do Serviço Meteorológico Nacional. Para a cidade de Buenos Aires, a previsão é de 18ºC a 24ºC.