O calor extremo não dá trégua no Centro-Oeste do Brasil. Este sábado foi mais um dia em que a temperatura passou dos 40ºC em muitos pontos da região com o pior do calor concentrado nos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, onde há dias as marcas nos termômetros são excepcionalmente altas.
No estado do Mato Grosso, estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia indicaram na tarde deste sábado máximas de 42,4ºC em Rondonópolis e 41,0ºC em São José do Xingu.
Já no Mato Grosso do Sul, as máximas atingiram 41,3ºC em Nhumirim; 41,0ºC em Miranda; 40,7ºC em Porto Murtinho; e 40,2ºC em Corumbá. Goiás foi a 40,5ºC em Porangatu e 40,4ºC em Aragarças.
O calor se estende ao Norte e o Nordeste do Brasil. Em Rondônia, a máxima hoje bateu em 40,2ºC em Cacoal. Tocantins anotou 40,5ºC em Araguaçu. O interior da Bahia foi a 40,8ºC em Formosa do Rio Preto. Várias cidades do Piauí registraram mais de 40ºC com 41,0ºC em Bom Jesus do Piauí. No Maranhão, 40,6ºC em Alto Parnaíba.
A cidade de Cuiabá completou hoje uma semana com temperatura máxima na casa dos 40ºC. Cuiabá teve na quinta-feira o dia mais quente de sua história, mostram dados do Instituto Nacional de Meteorologia. A temperatura máxima na estação convencional foi recorde absoluto desde o começo das medições em 1911 com 44,2ºC. A marca superou o recorde de 44,0ºC de 30 de setembro de 2020.
Este domingo será outro dia tórrido no Centro-Oeste com máximas de 41ºC a 43ºC em pontos do Mato Grosso do Sul mais próximos do Paraguai e da Bolívia. Máximas dentro da mesma faixa devem ser esperadas em diversas cidades do Mato Grosso, incluindo a capital Cuiabá.
A previsão da MetSul Meteorologia é que o calor vai seguir extremo no Centro-Oeste ainda na segunda e na terça com novos registros de máximas acima de 40ºC em um grande número de localidades e marcas extraordinariamente altas de 42ºC a 44ºC em alguns pontos entre o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul.