Anúncios

O excesso de chuva pode ser a causa de um incêndio de grandes proporções com gases tóxicos na manhã de hoje em Santa Catarina. A ocorrência atingiu uma empresa de logística entre Penha e Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina.

A área da empresa sofreu com os altos volumes de chuva registrados neste começo de semana na região, o que acabou por provocar uma reação química com a liberação de gás tóxico junto à BR-101 que em outros trechos já sofria com bloqueios pelo excesso de chuva.

Guarnições do Corpo de Bombeiros de Balneário Piçarras foram acionadas para tentar conter as chamas que se alastram pela área da empresa. Conforme as informações preliminares, o sinistro teria se iniciado a partir de produto químico que não poderia entrar em contato com água.

Dois especialistas do CBMSC, no atendimento de ocorrências de Produtos Perigosos estão a caminho para analisar a situação. O Major Fernando Ireno Vieira, presidente da Coordenadoria de Produtos Perigosos e o Major Marcelo Della Giustina da Silva, também integrante da Coordenadoria.

Um motociclista, que passava pelo local relatou o desespero após inalar produtos químicos ao jornal Notícias do Dia, de Florianópolis. “Eu fui passar de moto ali, quase morri para voltar, eu não conseguia respirar. As vias estão todas interditadas e muita gente entrando na contramão para fugir da fumaça”, narrou.

Os volumes de chuva desde o começo da semana são muito altos em diversas cidades do Leste de Santa Catarina, tal como era alertado pela MetSul Meteorologia em boletim de advertência meteorológica. Os volumes em 72 horas até o final da manhã de hoje atingiam 315 mm em Florianópolis, 307 mm em Itajaí, 277 mm em Camboriú e 255 mm em Tijucas.

O tempo segue instável ainda nas próximas horas no Leste catarinense com risco de chuva até localmente forte pela umidade que vem do mar e encontra a Serra do Mar, gerando chuva de natureza orográfica. A partir de amanhã, a instabilidade diminui e o sol aparece com nuvens na segunda metade da semana, embora ainda ocorra precipitação em alguns momentos em vários pontos.

Anúncios