Anúncios

Cresce o número de municípios em situação de emergência em Santa Catarina por conta dos elevados volumes de chuva que se registram desde o começo da semana. Uma vez que a perspectiva é de intensas precipitações neste fim de semana, a tendência é que a situação se agrave e muito no estado, alerta a MetSul Meteorologia.

Município catarinense de Gaspar sofre com alagamentos e deslizamentos de terra | PREFEITURA MUNICIPAL

De acordo com o último balanço divulgado pelo governo do estado, Santa Catarina tinha no final da sexta-feira 71 municípios com registro de ocorrências pela chuva excessiva e os temporais da semana. As cidades foram afetadas por chuvas intensas, alagamentos, deslizamentos e granizo que atingiram residências, estradas e centros urbanos em diversas regiões.

Equipes do governo catarinense e da Coordenadoria de Defesa Civil de Santa Catarina atuam desde o começo da semana no auxílio à população nas áreas mais afetadas pela chuva intensa em diversas regiões do território estadual. Os problemas alcançam moradores de dezenas de municípios.

CLIQUE AQUI E VEJA AS ÚLTIMAS PROJEÇÕES DE CHUVA PARA SANTA CATARINA

O último balanço indicou que subiu para 28 o número de municípios que emitiram decretos de situação de emergência. Recorreram aos decretos as cidades de Jaborá, Rio do Sul, Aurora, Rio do Oeste, Laurentino, Rio Negrinho, Campo Alegre, São Bento do Sul, Ibiam, Campos Novos, Frei Rogério, Monte Carlo, Brunópolis, Curitibanos, Corupá, Presidente Getúlio, Itaiópolis, Canoinhas, Papanduva, Mafra, Tangará, Vargem, Mirim Doce, Três Barras, Bela Vista do Toldo, Itaiópolis, São Cristóvão do Sul e Erval Velho.

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) reforçou suas equipes diante da tendência de agravamento da situação. Helicóptero, serviços especializados, monitoramento e antecipação às ocorrências são as ferramentas utilizadas para o gerenciamento das ações diante da situação no estado.

CLIQUE AQUI E SE INSCREVA NO CANAL DA METSUL NO WHATSAPP

Ontem, 38 municípios estavam com as aulas suspensas em Santa Catarina, priorizando a segurança dos estudantes e professores. Várias repartições estaduais suspenderam as atividades em diferentes municípios. O estado ainda enfrenta problemas nas estradas com trechos total ou parcialmente bloqueados por queda de barreiras, deslizamentos de terra e rochas, e alagamento.

A MetSul Meteorologia alerta que o quadro piora muito em Santa Catarina durante este fim de semana. Grande parte dos municípios catarinenses terá chuva até o final do domingo de 100 mm a 200 mm com acumulados acima de 200 mm ou 250 mm em alguns pontos. Várias regiões serão atingidas. O Sul catarinense pode ter acumulados isoladamente extremos. Com isso, rios vão subir ainda mais e haverá enchentes. Novos deslizamentos de terra e queda de barreiras devem ser esperados.