
Chuva forte com raios deve atingir diversas cidades do estado de São Paulo neste fim de semana e ainda na segunda-feira | PREFEITURA DE CAMPINAS/ARQUIVO
A MetSul alerta para três dias de instabilidade com chuva e temporais no estado de São Paulo. Os volumes de chuva em diversas cidades paulistas podem ser elevados com marcas perto ou acima de 100 mm em alguns até o final da segunda-feira. É elevada a probabilidade de temporais isolados.
CLIQUE AQUI E SE INSCREVA NO CANAL DA METSUL NO WHATSAPP
O que vai ocorrer? Neste momento, o estado de São Paulo está sob a influência de uma massa de ar quente de origem tropical que favorece convecção (movimento ascendente do ar) com nuvens carregadas da tarde para a noite, uma condição que os paulistas estão muito acostumados a ver nos meses de verão.
Neste domingo, uma frente fria que avança a partir do Sul do Brasil vai alcançar o estado de São Paulo e reforçar a instabilidade com chuva em maior número de cidades e forte em diversos pontos. Na segunda-feira, a tendência é o sistema frontal provocar chuva ainda em muitos municípios paulistas.
Por isso, o sol aparece com nuvens e faz calor na maior parte das cidades paulistas neste sábado. As máximas na região metropolitana atingem e superam os 30ºC. Na costa se espera maior presença de nuvens. Da tarde para a noite, com calor e umidade, formam-se nuvens carregadas em diversos pontos do território paulista com chuva forte isolada e temporais localizados de vento e granizo.
O domingo e a segunda-feira terão maior presença de nebulosidade com a atuação da frente, o que vai levar a uma condição de chuva mais generalizada. Este domingo, em especial, terá maior instabilidade com chuva moderada a forte com trovoadas em várias cidades paulistas. Na segunda, embora a chuva persista, deve ter menores volumes na maioria das localidades.
O mapa abaixo mostra a projeção de chuva acumulada no estado de São Paulo até 21h de segunda-feira do modelo Icon, disponível ao assinante (assine aqui) na seção de mapas com quatro atualizações diárias. Observe que o modelo indica chuva de 50 mm a 100 mm em grande parte do estado de São Paulo com marcas em algumas localidades acima dos 100 mm, ou seja, um mês de chuva em três dias em parte do estado.
Com a chuva deste fim de semana e da segunda, a cidade de São Paulo vai superar com folga a sua média histórica de precipitação de outubro inteiro. A estação de referência climatológica do Mirante de Santana, na zona Norte da capital paulista, somou 115 mm apenas nos primeiros seis dias de outubro, sendo 58 mm apenas no primeiro dia do mês.
Uma vez que a média histórica de chuva de outubro na cidade de São Paulo pela estação do Mirante é de 127,2 mm (série 1991-2020) e já choveu 115 mm neste mês, com a chuva que prevê para este fim de semana e a segunda, a capital paulista vai ultrapassar a média de chuva de outubro inteiro já nos primeiros dez dias do mês.
A MetSul alerta, por fim, que neste fim de semana e na segunda as condição vão ser favoráveis à formação de nuvens carregadas no estado de São Paulo que podem trazer episódios localizados de chuva muito intensa com alagamentos e inundações repentinas, além de temporais isolados de vento forte (vendavais) e ocasional granizo.