Uma frente fria de fraca atividade atua sobre o Rio Grande do Sul, provocando aumento de nuvens e chuva em diversas regiões. A frente está associada a um centro de baixa pressão pouco profundo que está posicionado sobre o Uruguai, onde igualmente há instabilidade atmosférica.

A chuva gerada pelos dois sistemas, o frontal e de baixa pressão, até o fim da tarde de hoje, conforme dados de estações meteorológicas oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia, tinha volumes mais altos em municípios entre o Centro e o Oeste gaúcho, mas em muitos locais havia chovido pouco.

As estações tinham registrado até 18h acumulados de 53 mm em Santiago, 39 mm em Santa Maria, 37 mm em São Luiz Gonzaga, 24 mm em Tupanciretã, 19 mm em Alegrete, 17 mm em Santa Rosa, 16 mm em Uruguaiana e 12 mm em Santo Augusto.

Já na rede de pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres, os volumes até o mesmo horário hoje somavam 52 mm em Santa Maria, 35 mm em Faxinal do Soturno, 25 mm em Nova Palma, 23 mm em Cachoeira do Sul e 22 mm em Caçapava do Sul.

O sensor de raios GLM do satélite GOES-16, por levantamento da MetSul Meteorologia, havia registrado até o fim da tarde da terça 9.280 descargas no Rio Grande do Sul. Os cinco municípios com maior incidência de descargas eram São Borja (1.220), Santiago (684), Itacurubi (453), São Francisco de Assis (428) e na quinta posição Tupanciretã (278).

Como a frente ainda não havia chegado até o fim da tarde de ontem na Grande Porto Alegre, como previsto, o dia foi quente e abafado. As máxima da terça-feira atingiram 29,3ºC em Parobé, 28,9ºC em Novo Hamburgo e 28,4ºC em Campo Bom e em Gravataí. Porto Alegre teve máxima de 27,4ºC no Jardim Botânico.

Uma vez que a instabilidade se dá em um ambiente de circulação de baixa pressão, já no fim da tarde o sol aparecia entre nuvens em pontos mais ao Oeste e ao Noroeste do estado. É uma prévia do que vai ocorrer amanhã em muitas cidades.

Porto Alegre teve sol e nuvens com posterior céu encoberto | FERNANDO OLIVEIRA

Nuvens carregadas à tarde em Sobradinho | IARA PUNTEL

Fim de tarde com arco íris em Ijuí | CARLOS KIST

Fim de tarde em Livramento com sol e nuvens | FABIAN RIBEIRO

Nesta quarta, a frente persiste sobre o Rio Grande do Sul, mas estará mais a Leste do território gaúcho. Por isso, o tempo melhora gradualmente com sol e nuvens em muitas áreas do estado a partir do Oeste e a chuva se concentra mais na Metade Leste.

A quarta-feira começa com muitas nuvens e instabilidade com chuva ainda em diversos pontos do estado, especialmente no Centro, no Sul e no Leste gaúcho. No decorrer do dia, à medida que um centro de baixa pressão ao qual a frente está associada se desloca do Uruguai para o oceano, o tempo gradualmente melhora e o sol aparece com nuvens na maioria das localidades.

Em pontos principalmente da Metade Leste, entretanto, ainda pode ter chuva da tarde para a noite e intercalada com momentos de sol em várias cidades à tarde. Ar mais ameno que ingressa no estado traz um dia de temperatura agradável e as máximas, em geral, ficam ao redor de 22ºC a 24ºC. Em pontos da Serra e dos Aparados não devem passar de 20ºC.