Talude do Arroio Dilúvio desmoronou na Avenida Ipiranga | GABRIEL WOLKIND

A chuva superou os 100 mm em Porto Alegre com as intensas precipitações das últimas horas na cidade. O excesso de chuva causou uma série de transtornos na capital gaúcha como quedas de árvores, alagamentos e deslizamentos. Moradores ficaram ilhados pelas águas em alguns bairros.

Por conta do acúmulo de água, a abertura da unidade de saúdo do bairro Glória atrasou. A atividade com a Unidade Móvel, que iria estacionar em frente à Madeireira da Vera, na Lomba do Pinheiro, foi suspensa. A sala de vacinas da Unidade de Saúde São Borja está fechada.

Alagamentos foram informados pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) na rua Mariz de Barros com Felizardo Furtado, no bairro Petrópolis, e na avenida João Ferreira Jardim, no Rubem Berta, onde os moradores tiveram residências invadidas pela água.


No Centro, a água invadiu a entrada de ao menos quatro piquetes do Acampamento Farroupilha, no Parque Harmonia. As ruas internas do acampamento, iniciado na última sexta, e com programação prevista até o próximo dia 20, estavam alagadas.

Mesmo sem vento forte, houve queda de árvores por conta do solo saturado e instável nas ruas Max Juniman, 155 (Humaitá), Hoffmann, 606 (Floresta), na Avenida Coronel Marcos, 163 (Vila Conceição), e na Rua Álvares Machado com Felipe de Oliveira (Petrópolis).

Voltou a ocorrer desabamento na ciclovia da Avenida Ipiranga. Desta vez, a chuva causou a queda de parte do talude do Arroio Dilúvio junto à ciclovia na altura da Avenida Silva Só, sentido bairro-Centro. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) isolou o local por razões de segurança.


Em Porto Alegre, a chuva somou 104 mm na zona Norte, 82 mm no Jardim Botânico e 74 mm em Belém Novo, no extremo Sul. A chuva prossegue em Porto Alegre nas próximas horas e será predominantemente fraca a moderada, não se descartando chuva mais forte ainda em alguns momentos.

A terça começa com chuva, especialmente na madrugada, mas o tempo melhora e o sol aparece com nuvens no decorrer do dia. A temperatura varia entre 11ºC e 18ºC com a mínima ocorrendo à noite. O tempo firme predomina na capital na quarta, mas volta a chover na quinta com risco de pancadas fortes e trovoadas.