Anúncios

Cheia do Rio das Antas levou ponte entre Farroupilha e Nova Roma do Sul | REDES SOCIAIS

A MetSul Meteorologia emite aviso de emergência por grave enchente no Vale do Taquari. Trata-se de uma situação de muito elevado perigo. Alertamos com ênfase que o quadro é extremamente preocupante para as cidades da região. Os volumes foram extraordinariamente altos nas nascentes da Serra do Sistema Taquari-Antas com volumes de 200 mm a 300 mm e ainda choveu muito ao longo da bacia.

A cheia nas partes mais baixas, no vale, deve ser de grandes proporções e histórica. A água vai subir muito rapidamente e pode se elevar em metros em curto período. Moradores que estão em áreas de risco devem buscar terreno mais alto a fim de se evitar a repetição de situações de emergência como a de julho 2020.

Pessoas em áreas de risco de inundações pela cheia do Rio Taquari devem começar ainda o mais rapidamente possível retirar os seus pertences de casa para locais seguros. Produtores rurais devem levar seus animais para terreno mais alto e seguro.  

A enorme altura do Rio das Antas e a violência da correnteza acabaram por levar parte da ponte de ferro entre os municípios de Farroupilha e Nova Roma do Sul. A tradicional estrutura, que é um cartão postal da região na Serra, não resistiu à força da águe e veio parcialmente abaixo no fim da tarde de hoje.

Sem a ponte como alternativa, o acesso ao município de Nova Roma ficou mais complicado a partir de agora. Sem a alternativa da RS-448, o único acesso passou a ser via o município de Antônio Prado, valendo-se da RS-448 e RS-437.

O prefeito de Nova Roma do Sul, Douglas Pasuch, em entrevista à emissora de rádio Spaço FM, afirmou estar chocado com a dimensão daa cheia do Rio das Antas que passa pelo município. “Assustador, nunca se viu tanta água”, afirmou.

Pasuch ressaltou que a água está sete metros a cima da barragem Castro Alves e é a primeira vez que se tem registro da água ultrapassando a altura da ponte de ferro que veio abaixo. O prefeito relatou que outros municípios como Santa Tereza e Cotiporã também passam por situações críticas.

Em Nova Roma o transporte intermunicipal para alunos foi suspenso para garantir a segurança dos estudantes, já que o único acesso ao município é através de Antônio Prado. “Neste momento é de cuidar e isolar”, pontuou.