Chuva em volumes altos foi registrada em parte do interior do Rio Grande do Sul entre quarta e hoje, e vem mais água.
A chuva até o fim da tarde desta quinta somou nas estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet): 94 mm em Santiago, 43 mm em Alegrete, 39 mm em Santa Rosa, 34 mm em São Luiz Gonzaga, 31 mm em Tupanciretã, 30 mm em Cruz Alta, 28 mm em São Vicente do Sul e 24 mm em Santo Augusto.
Já na rede do Centro Nacional de Prevenção de Desastres, os volumes até o fim da tarde da quinta-feira foram 73 mm em Ijuí, 51 mm em Entre-Ijuís, 39 mm em Rosário do Sul, 23 mm em Arroio Grande e 22 mm em Redentora.
Mais nuvens carregadas começam a ingressar no final desta quinta-feira pela Fronteira Oeste e vão trazer chuva para a maioria das regiões gaúchas no decorrer desta sexta-feira.
A tendência é que os acumulados de precipitação mais altos se concentrem na Metade Norte, onde pontos isolados podem ter mais de 50 mm entre esta sexta e amanhã.
O mapa, disponível ao assinante com duas atualizações diárias, mostra a projeção de chuva prevista pelo modelo WRF em 72h até 9h da manhã de domingo.
Os volumes em Santa Catarina e no Paraná, que enfrentam atualmente estiagem, deverão se concentrar mais no Leste dos dois estados e pouco ou nada deve chover nas principais áreas agrícolas, onde existe uma urgente necessidade hídrica para o milho safrinha.