A MetSul Meteorologia alerta que o risco de chuva localmente forte a intensa prossegue nesta quarta-feira na Região Sudeste. Ontem, temporais com chuva torrencial causaram transtornos em diferentes cidades do estado de São Paulo com uma morte durante uma enxurrada no interior paulista.

METSUL

O mapa acima mostra a projeção de chuva para esta quarta-feira na Região Sudeste a partir de dados da rodada da 0Z de hoje do modelo meteorológico alemão Icon, que está disponível ao assinante em nossa seção de mapas (assine aqui).

Como se observa no mapa, pancadas de chuva devem ocorrer hoje em grande parte do Sudeste, mas a tendência é de diminuição da instabilidade na maior parte do território paulista, onde a chuva deve ser mais isolada.


Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo têm aumento de risco de chuva localizada forte a intensa nesta quarta-feira. A chuva forte e os temporais tendem a ocorrer mais da tarde para a noite por conta do aquecimento diurno que estimula nuvens com maior desenvolvimento vertical (carregadas).

Ontem, mulher de 51 anos perdeu a vida ao ser arrastada pela correnteza durante um temporal com chuva torrencial que se abateu durante a tarde na cidade paulista Aparecida. Seu neto, de 11 anos, também foi levado pela enxurrada, mas sobreviveu.

Choveu muito forte no litoral paulista durante a terça. Chegaram a ser emitidos avisos de deslizamento por celular em São Sebastião. Sirenes de alerta foram acionadas na Vila Sahy, onde há um ano mais de 60 pessoas morreram em consequência de um episódio de chuva extrema.


A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.