Anúncios

Convecção, gerada pela combinação de calor e umidade, trouxe chuva localizada com alguns temporais isolados em pontos do Centro e da Metade Norte do Estado na tarde de hoje. Em alguns pontos, a chuva foi intensa com elevado volume em curto período, o que é uma característica destas pancadas passageiras típicas de verão. Foi o caso de Caxias do Sul que registrou alagamentos. Além da chuva forte, alguns bairros também tiveram queda de granizo. O fenômeno foi registrado ainda de forma muito isolada em outros pontos da Metade Norte.

Caxias do Sul (Eduardo Libardi)

Marau – Mauro Matesco

Santa Bárbara do Sul (Leonardo Müller)

Serafina Corrêa (Leonardo Zanetti)

A MetSul Meteorologia antecipa que esse padrão de pancadas predominantemente isoladas deve permanecer nestes últimos dias do ano e no começo de 2019 até a chegada de frente fria que possa trazer chuva mais generalizada, que modelos numéricos indicam poderia ocorrer entre os dias 2 e 3 de janeiro.


No geral, as pancadas ocorrem mais da tarde para a noite com o aquecimento diurno, mas em alguns dias, como nessa quarta, algumas áreas já podem ter instabilidade de manhã.


Todos os dados analisados apontam que as pancadas vão se concentrar principalmente do Centro pro Norte do Rio Grande do Sul com chuva escassa no Sul do Estado. Reiteramos que estas precipitações passageiras não raro são fortes e com elevados volumes em breve intervalo, havendo risco ainda de temporal. 

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios