Anúncios

Chuva afastou público da Expointer na manhã de hoje | Mauro Schaefer/Correio do Povo

A chuva intensa das últimas horas causada por uma frente quente já superava os 100 mm em parte do Rio Grande do Sul. Os maiores volumes eram registrados no Oeste ao passo que subiam rapidamente no Centro, no Sul e no Leste do Estado com o avanço das nuvens mais carregadas de Oeste para Leste no território gaúcho.

De acordo com dados da rede de pluviômetros do Centro Nacional de Previsão de Desastres (Cemaden), os acumulados até o meio-dia desta terça chegavam a 128 mm em Alegrete, 78 mm em Uruguaiana, 76 mm em Ivorá, 71 mm em Faxinal do Soturno, 70 mm em Lajeado, 69 mm em Nova Palma, 67 mm em Quaraí, 59 mm em Rosário do Sul, 58 mm em Candelária, 56 mm em Santa Maria, 54 mm em Venâncio Aires e Caçapava do Sul, 52 mm em Dom Pedrito e 50 mm em Teutônia. Em Porto Alegre, a chuva somava até o meio-dia 25 mm em alguns bairros. Com a manutenção da chuva, os acumulados devem aumentar ainda mais.


A previsão é que a chuva aumente na primeira metade da tarde na Grande Porto Alegre, nos vales, no Sul gaúcho, na Serra e no Litoral Norte. Do meio da tarde para a noite a chuva seguirá forte no Sul do Estado e deve diminuir e até parar em diversos pontos do Oeste e da Metade Norte com o ingresso de ar mais seco e muito quente. Por isso, a tarde terá calor e abafamento em diversos pontos da Fronteira Oeste, do Noroeste e do Norte do Estado.

No final do dia, a frente, agora como fria, começa a avançar novamente pelo Oeste do Rio Grande do Sul com chuva forte e temporais. O sistema frontal traz muita chuva no começo da quarta com elevados volumes em cidades que já tiveram grandes acumulados de precipitação ao longo desta terça.


A frente ao se deslocar pelo Estado no decorrer da quarta deve trazer chuva localmente forte, mas os volumes não devem ser altos na maioria das localidades com índices pluviométricos menores do que os de hoje.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Uma massa de ar seco e frio impulsionada por um ciclone extratropical na região do Rio da Prata ingressa no Rio Grande do Sul na quinta, o que vai trazer de volta o sol e irá garantir alguns dias de sol com noites mais frias e temperatura agradável durante a tarde antes do retorno da chuva no começo da semana que vem.

Anúncios