Várias zonas de Assunção ficaram inundadas devido à chuva intensa que atingiu a capital do Paraguai. Na área de Villa Morra vários veículos foram arrastados pela correnteza que transformou ruas e avenidas em rios. A região é conhecida pelos alagamentos repentinos durante episódios de forte chuva. Momentos dramáticos de motoristas tentando salvar seus veículos foram vistos em transmissão ao vivo do canal Telefuturo.
🔴 Intenso raudal en Villa Morra
🔸 Trabajadores de #Telefuturo intentaron recuperar uno de los vehículos.#AM1080 📻 pic.twitter.com/265VcpU8BO
— Monumental AM 1080 (@AM_1080) March 22, 2022
¡No paran de llegar los reportes!😱⚠️⛈️🇵🇾 pic.twitter.com/mQAdI9rZT4
— AMPY. 🇵🇾⛈📷 (@AnthonyPaez595) March 23, 2022
Um homem teve que escalar um muro para não ser arrastado pela água. Passageiros de um ônibus ficaram em situação desesperadora depois que o veículo foi inundado quando circulava na rua Pastora Céspedes de Assunção.
Imagens mostram ainda o momento em que uma criança em uma árvore foi resgatada da correnteza por um popular com o auxílio de uma corda. Nas imagens é possível ver o homem que, em meio à torrente de água, se esforça para não ser arrastado até conseguir segurar a criança e depois coloca-la em segurança.
🔴Tremendo temporal azota diferentes zonas del país
♦️ Las personas son arrastradas por el raudal y tienen que abrazarse a los árboles
📹Gentileza#NPY #NosConecta pic.twitter.com/UA6krgXPL6
— NPY Oficial (@npyoficial) March 22, 2022
Otra zona de Asunción, avenida Molas López.
Un niño abrazado a un árbol y un hombre llega hasta el niño con un piola con la que lo ataja. TERRIBLE! pic.twitter.com/yOrvbj6PXW
— Patricia Vargas (@patriciavargasq) March 22, 2022
A chuva também afetou o festival de Assunção que após suas primeiras horas de apresentações teve que cancelar o restante dos shows agendados para o primeiro dia. A mídia local informou que algumas barracas instaladas no recinto do festival foram afetadas pela tempestade, informou a agência EFE.
Em comunicado, os organizadores anunciaram a decisão de cancelar o primeiro dia do festival, “devido às condições meteorológicas severas e para preservar a segurança” do público, dos artistas e da sua equipa. Para este dia, eram esperados os shows de Doja Cat, Machine Gun Kelly e J Quiles, assim como as bandas Jota Quest e Foo Fighters, entre outras, como os organizadores haviam antecipado.
Comunicado oficial. #Asuncionico2022 #Asuncionico pic.twitter.com/HeO2W0Cvy7
— Asuncionico (@Asuncionico_) March 22, 2022
Os temporais vieram com vendavais no interior do país e causaram estragos. Um homem de 34 anos morreu depois que a muro da sua casa desabou com a força do temporal na localidade de San Lorenzo. O muro destruiu ainda o carro que estava na garagem da residência.
Hoy/Fuerte temporal afecto en la tarde de hoy a la ciudad de Concepción, causando algunos destrozos. ⚠️⛈️🇵🇾
Vía Concepción al Día pic.twitter.com/ItosjSZsCc— AMPY. 🇵🇾⛈📷 (@AnthonyPaez595) March 22, 2022
A Direção de Meteorologia e Hidrologia do Paraguai havia emitido um aviso especial anunciando um sistema de tempestade que no Centro, Sul e Sudeste do país nesta quarta-feira. Os departamentos sob alerta são Ñeembucú, Misiones, Itapúa, Caazapá, Guairá, Sudeste de Caaguazú, Centro e Sul de Paraguarí, Centro e Sul do Central, e o Centro e o Sul do Alto Paraná.
Conforme a DHM, o sistema de tempestades que ontem atingiu o Paraguai gerou acumulados significativos de chuva na rede de estações meteorológicas convencionais e automáticas do DMH e colaboradores. Os mais importantes até o final da terça foram de 81,5 mm em San Lorenzo (UNA – Faculdade de Ciências Agrárias Campus San Lorenzo); 60,6 mm Paraguarí (Comando de Artilharia do Exército); 52,5 mm em Guaira (2ª Divisão de Infantaria “El Carmen” – Villarrica); 52,5 mm no Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi de Luque; 48,3 mm em Caazapá (Santa Inês Itaipu – Yuty); 42 mm em São Pedro (São Estanislau) e 41 mm em Guaíra (Villarrica).
Novamente, no começo desta quarta, núcleos de tempestade se formaram no Paraguai e se prevê que persistam no Centro, Sul e Sudeste da região Leste do país. Amanhã, quinta-feira, um novo sistema de tempestades entraria no território nacional durante a madrugada e atingiria inicialmente o Sul da região oriental e depois cobriria mais departamentos durante o dia.
A MetSul Meteorologia emitiu alerta para cenário de alto risco meteorológico no Rio Grande do Sul, no Paraguai e nas províncias argentinas de Corrientes e Misiones hoje e amanhã. É um complexo cenário meteorológico, mais comumente observado em meses de final do outono e do inverno, em que no momento inicial a instabilidade será consequência de frente quente e, depois, por frente fria associada a ciclone extratropical.
Dados analisados pela MetSul apontam chuva muito volumosa em diversas regiões gaúchas. Os modelos projetam 50 mm a 100 mm em muitos municípios, mas a preocupação é com o indicativo de alguns dados que em apenas dois dias pode chover 100 mm a 150 mm em diferentes pontos com acumulados localizados de 150 mm a 200 mm. Há modelos indicando até 300 mm a 400 mm isoladamente entre Misiones e o Sul do Paraguai.
Há potencial para alagamentos e inundações em áreas urbanas e rurais no Estado com subida de rios e arroios pelo grande volume de água esperado em tão curto período. É ainda alto o risco de tempestades localizadas hoje e amanhã. Podem ocorrer temporais em diferentes pontos com alta incidência de raios, granizo e vendavais.