Anúncios

A MetSul Meteorologia alerta para volumes de chuva localmente excessivos a extremos em Santa Catarina. A instabilidade aumenta muito no estado catarinense entre a noite de hoje e a madrugada desta terça-feira com chuva forte a intensa com tempestades em diversas regiões. Hoje, mais cedo, chuva forte causou alagamentos no Sul catarinense, como em Criciúma.

O mapa acima mostra a projeção de chuva acumulada do modelo meteorológico alemão Icon, disponível ao assinante (assine aqui) na seção de mapas, até 9h de quinta-feira. O modelo indica mais de 50 mm em grande parte de Santa Catarina, mas parte do estado deve ter marcas de 100 mm a 200 mm com acumulados isoladamente acima de 200 mm.

Os maiores volumes de chuva devem se dar entre o Oeste e o Meio-Oeste, conforme a projeção do modelo, com possibilidade de marcas perto e acima de 200 mm em pontos do Meio-Oeste catarinense, ou seja, mais de um mês de chuva em dois a três dias.

A MetSul adverte que é alto o risco de temporais em Santa Catarina hoje à noite e na terça, quando algumas tempestades isoladas podem ser localmente fortes a severas com registro de alagamentos e inundações repentinas, além de danos por queda de granizo e vendavais.

Os acumulados de chuva que se desenham excessivos a extremos podem gerar ainda transbordamento de arroios e córregos, cheias de rios, e também riscos geológicos como deslizamentos de terra e quedas de barreiras em diferentes áreas do território catarinense.

A instabilidade predomina em Santa Catarina nesta terça com chuva em todas as regiões do estado. Pancadas fortes a torrenciais são esperadas no decorrer do dia na maioria das localidades. Haverá ainda temporais localizados. Na quarta-feira, ocorrem momentos de melhoria, mas muitas nuvens seguem no estado. Ao longo da quarta, novas áreas de instabilidade ingressam pelo Oeste e trazem chuva até fim do dia para a maioria das regiões catarinenses, embora com volumes muito menores que os previstos para esta terça.

Permanece em 144 o número de municípios que registraram ocorrências em virtude das chuvas registradas desde o dia 4 de outubro no estado catarinense. Os dados estão no relatório da Defesa Civil divulgado no fim da manhã desta segunda-feira. São 126 os municípios que emitiram decretos de situação de emergência.

O estado tem confirmadas 4 mortes decorrentes da chuva, registradas em Palmeira, Rio do Oeste, Campo Belo do Sul e Rio do Sul. Desde que as chuvas volumosas atingiram o estado no começo do mês de outubro, são contabilizados registros de chuvas intensas, alagamentos, deslizamentos e granizo que atingiram residências, estradas e centros urbanos em diversas regiões de Santa Catarina.