Probabilidade de chuva em Porto Alegre (foto) será maior entre a quinta-feira e o sábado com temperatura mais baixa durante a tarde | GIULIAN SERAFIM/PMPA

A semana começou com predomínio do tempo firme no Sul do Brasil por influência de uma massa de ar seco e frio de alta pressão atmosférica que trouxe as primeiras geadas do outono, mínimas de até 0ºC e tardes de temperatura agradável. O padrão, contudo, gradualmente já se altera com aumento da umidade na atmosfera que se torna mais quente.

Com isso, o cenário dos próximos dias no Sul do país será bastante diferente do começo desta semana com maior presença de nuvens e chuva em grande número de pontos. Pode chover todos os dias até o final desta semana, por exemplo, no Rio Grande do Sul. Isso não significa, porém, que vai chover todos os dias até sábado em sua cidade, afinal o estado gaúcho tem 492 municípios.

O cenário meteorológico que se desenha é de maior instabilidade entre quinta-feira e sábado pela influência de uma área de menor pressão atmosférica no Paraguai que vai se deslocar para o Paraná e depois em direção ao oceano entre os litorais do Sul e do Sudeste do Brasil.

Isso vai fazer com que a instabilidade não se limite ao Sul e atinja também o Sudeste do Brasil. O feriadão de Páscoa tende a ser chuvoso em muitas áreas do Sudeste do país e, inclusive, com risco de chuva forte em alguns pontos. A instabilidade deve predomina no estado de São Paulo, tanto na capital como no interior.

No Rio Grande do Sul, a chuva hoje e nesta quarta-feira é muito mal distribuída. Nesta terça, a probabilidade de chover é maior no Oeste gaúcho, mas não se descarta precipitação também em pontos isolados do Centro e do Sul gaúcho. Já durante a quarta-feira, precipitação isolada e pouco expressiva pode afetar diversas regiões.

O cenário muda na quinta, quando se espera que no decorrer do dia chova em muitas áreas do Rio Grande do Sul, o que deve se repetir ainda na sexta e no sábado. Não será chuva persistente em muitos locais e ocorrem intervalos de melhoria em que o sol aparece com nuvens em várias cidades. Neste período, no Sul e mais a Oeste do estado deve chover muito pouco ou nada em algumas cidades.

Os mapas abaixo mostram a projeção de chuva dia a dia para hoje, amanhã, quinta, sexta e o sábado no Sul do Brasil a partir dos dados do modelo meteorológico alemão Icon. Observa-se como a instabilidade deve ser mais ampla entre quinta e o sábado, inclusive com volumes altos em alguns pontos.

Os volumes, aliás, devem variar bastante na Região Sul nos próximos dias. Haverá pontos em que os acumulados devem ficar entre 50 mm e 100 mm enquanto em alguns locais sequer vai chover ou vai chover muito pouco. Os mapas abaixo mostram as projeções de chuva acumulada em sete dias dos modelos Icon (Alemanha) e ECMWF (Centro Meteorológico Europeu) a partir dos dados da rodada da 0Z de hoje.

Os maiores volumes, conforme as projeções dos modelos, devem se dar na Metade Norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná. Pontos da Metade Norte gaúcha podem ter volumes no período tão altos quanto 50 mm a 100 mm, não se descartando marcas isoladas ainda maiores.

Setores de Santa Catarina e do Paraná da mesma forma podem ter chuva com acumulados da ordem de 50 mm a 100 mm, embora não seja o cenário de precipitação para a integralidade dos dois estados. Alguns dados indicam risco de chuva mais volumosa e localmente excessiva para o Nordeste catarinense.

Como consultar os mapas

Todos os mapas neste boletim podem ser consultados pelo nosso assinante (assine aqui) na nossa seção de mapas. A plataforma oferece ainda mapas de chuva, geada, temperatura, risco de granizo, vento, umidade, pressão atmosférica, neve, umidade no solo e risco de incêndio e raios, dentre outras variáveis, com atualizações duas a quatro vezes ao dia, de acordo com cada simulação. Na seção de mapas, é possível consultar ainda o nosso modelo WRF de altíssima resolução da MetSul.