Anúncios

Baixa pressão térmica com ar quente entre o Norte da Argentina e o Paraguai gerou instabilidade forte no Rio Grande do Sul com muita chuva enquanto a frente fria avançava pelo Leste da Argentina | DECEA/FAB

Chuva forte a torrencial que atingiu diversas regiões do Rio Grande do Sul durante esta sexta-feira foi gerada pelo avanço de ar mais quente de origem tropical sobre o Norte da Argentina, Paraguai e o Oeste catarinense com um centro de baixa pressão no território paraguaio. Não foi, assim, uma frente fria, como muito se aventou na mídia.

Com efeito, a chuva avançou de Noroeste pra Sudeste e se concentrou com os volumes mais altos no Oeste, no Centro e no Leste do Rio Grande do Sul ao passo que no Noroeste o tempo abriu com sol e calor. Este é o cenário típico de frentes quentes, fenômeno que se torna comum nesta época do ano e especialmente no mês de junho.


Nesse sentido, a temperatura durante a tarde desta sexta-feira chegou a 29,9ºC em Santa Rosa, no Noroeste gaúcho. Fez 29,4ºC em São Borja. No Oeste catarinense, as máximas atingiram 25,7ºC em Chapecó e 26,5ºC em São Miguel do Oeste. Já Posadas, em Misiones, na Argentina, bateu nos 30ºC, mesma máxima observada no aeroporto de Assunção, no Paraguai.

Enquanto a temperatura subia acentuadamente nestas regiões com calor e abafamento, os termômetros indicavam marcas bastante amenas às 15h apenas com registros de 14,6ºC em Rio Pardo, 14,7ºC em Camaquã, 15,5ºC em Teutônia, 16,3ºC no Chuí e 17,3ºC em Porto Alegre na rede do Inmet.

Ar frio afasta a chuva neste fim de semana

Uma massa de ar frio começa a ingressar no Rio Grande do Sul neste sábado e afastará a chuva do Estado neste fim de semana. Por isso, a chuva fará agora o sentido de Sudoeste para Nordeste como uma frente fria. 


O começo do sábado, entretanto, ainda deverá ter chuva em algumas regiões, particularmente do Leste e do Nordeste do Estado. O sol vai aparecer com nuvens, porém, no território gaúcho ao longo do dia, inclusive nas áreas que começaram o dia com instabilidade.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Será no domingo que ar mais frio e seco tomará conta do Estado. Por isso, o dia terá sol e tempo mais aberto com marcas muito menores nos termômetros. Vai fazer frio durante a madrugada, em parte da manhã e novamente a partir do fim da tarde. A tarde será muito amena com máximas baixas, mesmo com a presença do sol. Porto Alegre deve ter 17ºC.

Anúncios