Chuva localmente forte a intensa com altos volumes em curto período é um risco durante esta terça-feira no Rio Grande do Sul. Áreas de instabilidade tomam conta do Estado na madrugada e no período da manhã, trazendo precipitação na esmagadora maioria dos municípios gaúchos.
Muitas nuvens cobrem o Rio Grande do Sul nesta terça-feira e chove em todas as regiões no decorrer do dia. A instabilidade é mais generalizada entre a madrugada e de manhã, uma vez que na segunda metade do dia a nebulosidade diminui no Oeste e no Sul a ponto de o sol aparecer com nuvens em diversas cidades.
O forte calor de ontem não se repete porque a temperatura sobe menos pelo tempo instável, mas a umidade estará mais elevada, o que mantém a sensação de abafamento. A exceção será o Oeste que deve registrar abertura e elevação da temperatura que pode passar dos 30ºC na fronteira com a Argentina.
Dados de modelos numéricos de alta resolução analisados pela MetSul indicam o risco de chuva muito intensa em pontos isolados com volumes bastante elevados em curtos períodos, o que pode trazer alagamentos principalmente se as precipitações torrenciais atingirem áreas urbanas.
Observe no mapa acima com a projeção de chuva do modelo WRF da MetSul, disponível ao assinante na seção de mapas, como o modelo indica acumulados bastante localizados de 100 mm a 150 mm, o que aponta para um alto potencial de em poucos pontos do Estado ocorrerem eventos de chuva extrema em curto período. Na maior parte dos municípios, a chuva não deve ser abundante e em muitos deve chover pouco diante das necessidades hídricas.
Uma das áreas que tem risco de chuva forte nesta terça é Porto Alegre e região metropolitana. Muitas nuvens cobrem a Grande Porto Alegre nesta terça e o dia terá predomínio de céu encoberto a nublado. Qualquer abertura será ocasional e temporária. Chove a qualquer hora do dia e há risco de chuva por vezes moderada a forte, ocasionalmente torrencial.
A possibilidade de temporais isolados no Rio Grande do Sul persiste nesta terça. Hoje, área de instabilidade isolada já trouxe vendaval que pode ter sido um tornado no município de Ibiraiaras, no Norte gaúcho. No decorrer do dia, especialmente da tarde para a noite, o risco de temporais será mais alto no Alto Uruguai, Campos de Cima da Serra, Planalto Médio e na Serra.