Anúncios

Cenas de cidades tomadas pór água voltaram ao Vale do Taquari na noite de ontem com episódio de chuva extrema que afetou algumas cidades da região | CHRIS TOMÉ/DIVULGAÇÃO/FOLHA POPULAR 

Um episódio localizado de chuva extrema causou prejuízos e transtornos na noite de ontem no Vale do Taquari. Como consequência da chuva, o município de Westfália foi atingido por inundação repentina que atingiu residências e estabelecimentos comerciais da cidade do vale.

A enxurrada causou quatro quedas de barreiras na RSC-453, em Westfália. O acesso ao município de Imigrante pela Linha Berlim foi interditado por desmoronamento e arroios transbordaram. Aviário foi invadido pela água. Vários frangos morreram e outros foram arrastados pela intensa correnteza da enxurrada. Cinco pessoas foram resgatadas na enxurrada.


Estações meteorológicas automáticas particulares registraram precipitação de 117 mm no município de Imigrante e 91 mm em Westfália. O acumulado se deu em muito curto intervalo com registros perto e acima de 100 mm em menos de uma hora, ou seja, uma precipitação excepcionalmente forte em curto período.

O que ocorreu no Vale do Taquari na última noite se deu por nuvens muito carregadas que se formaram com o forte calor e a umidade, avançando do Norte do estado para a região do vale. Antes, as mesmas nuvens tinham provocado temporal com chuva forte a intensa com enxurrada no município de Soledade.


A temperatura superou os 35ºC ontem à tarde no Vale do Taquari e a umidade era muito alta durante a noite, o que contribuiu para a chuva extrema em curto período assim como o registro da inundação repentina em pontos da região.

Trata-se de uma situação diferente da ocorrida no último mês de setembro, quando uma enchente repentina causou mais de 50 mortes no vale. Naquele episódio, a chuva foi extrema numa enorme área do Norte do estado, nas nascentes do Rio Taquari, o que levou a uma elevação enorme do rio de forma muito rápida. Agora, tratou-se de um evento localizado e passageiro de chuva extrema no próprio vale.

Eventos como de ontem de noite no Vale do Taquari são comuns nos meses de verão com nuvens muito carregadas em dias quentes e úmidos despejando enormes quantidades de água em curto período em setores isolados, gerando inundações repentina.

A MetSul Meteorologia alerta que episódios como da última noite no vale serão mais frequentes que o habitual neste verão no Rio Grande do Sul com maior umidade na atmosfera e uma estação quente, o que levará a uma maior ocorrência de temporais de chuva intensa e, por efeito, a novos eventos de inundações repentinas.

Estas ocorrências de inundação relâmpago (flash flood) podem ser muito perigosas, uma vez que a correnteza é muito intensa em áreas urbanas e rurais, podendo arrastar carros e pessoas. Ademais, ocorrem muito rapidamente e às vezes a inundação atinge uma área em que sequer choveu, mas a água vem como uma onda e com enorme violência trazida por rios e córregos (cabeça d´água).

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios