A chuva foi volumosa e excessiva em províncias do Centro e Norte da Argentina, entre elas Corrientes, Santa fé, Córdoba e Entre Rios. A MetSul em seu boletim na última segunda-feira alertou sobre o risco de chuva entre Argentina e Uruguai. A chuva é muito bem após longo período de seca, porém os acumulados muito altos trouxeram transtornos e prejuízos. Segundo dados do aeródromo Monte Casero, província de Corrientes, ontem choveu 113 mm. Já no aeródromo de Santa Rosa de Conlara, província de San Luis,  99 mm. No aeródromo de Concórdia, província de Entre Rios, acumulou 72 mm. No aeródromo de Sauce Viejo 70 mm. No dia 22 de março choveu  bastante com 79 mm no aeródromo de Marco Juarez, província de Córdoba e 71 mm em Venado Tuerto, província de Santa Fé. Segundo dados da rede de estações meteorológicas de San Luis, na área de Merlo forma registrados 241,7 mm em últimas 24 horas,  enquanto que a média anual é de 7o0.

AINDA HÁ RISCO DE CHUVA FORTE NAS PRÓXIMAS 48 HORAS

A instabilidade seguirá sobre o Centro e Norte da Argentina nas próximas horas com expectativa de novos pulsos de chuva forte a torrencial na região. Prognósticos meteorológicos de diferentes modelos projetam risco de chuva forte e volumosa nas províncias de Entre Rios, Santa Fé Cordoba, La Rioja e San Juan com acumulados que poderão oscilar entre 50 e 100 mm, com volumes maiores pontualmente. Além disso, há risco de temporais com raios, vendavais e granizo isolados. Parte dessa instabilidade irá afetar departamentos do Centro e Norte do Uruguai. No fim de semana a passagem de uma frente fria associada a um centro de baixa pressão irá propiciar uma nova onda de temporais e chuva que poderá ser volumosa. Mais transtornos poderão ocorrer ente a Argentina e o Uruguai como já havíamos alertado no começo da semana.

 

O Serviço Meteorológico Nacional da Argentina alertou províncias do Centro e Noroeste do país para o risco de tormentas e volumes altos de precipitação nas próximas horas desta quinta-feira.