Anúncios

Chove nesta noite de domingo em diferentes pontos do Sul gaúcho com áreas de instabilidade que avançaram a partir do Oeste. Os volumes, como se antecipava, são muito baixos. Até 19h deste domingo, os acumulados de precipitação registrados hoje eram de 5,8 mm em Alegrete, 4,2 mm em São Vicente do Sul e 3,4 mm em Uruguaiana. Os dados são de estações do Instituto Nacional de Meteorologia. Na rede do Centro Nacional de Previsão de Desastres, os volumes eram de 10 mm em Rosário do Sul, 6,8 mm em Uruguaiana e 0,8 mm em Quaraí.


O estado gaúcho deve ter chuva em alguns pontos nesta segunda, novamente inexpressiva na maioria dos pontos que anotarem precipitação. A previsão do tempo da MetSul aponta que a chuva deve ser mais generalizada e com maiores volumes, a despeito de bastante variáveis, entre terça e quarta. Será quando uma frente fria vai passar pelo Rio Grande do Sul.

Os mapas abaixo mostram a projeção de chuva dia a dia para segunda, terça e quarta no Sul do Brasil a partir do modelo meteorológico alemão Icon. Este e outros modelos de chuva para dias, semanas e meses estão disponíveis ao assinante na plataforma de mapas e modelos do nosso site.

Veja a seguir a análise da tendência de chuva no Rio Grande do Sul dia a dia:

Segunda-feira (15/11)

Nesta segunda-feira, o sol aparece com nuvens em todas as regiões, entretanto parte do dia deve ter maior nebulosidade em algumas áreas do Estado com chance de chuva. As precipitações tendem a ser muito irregulares, não atingirão a maioria das cidades e ainda onde chover deve se muito pouco.


Terça (16/11)

Na terça, frente fria começa a ingressar no Rio Grande do Sul a partir do Oeste e do Sul com chuva. O Uruguai pode ter chuva localmente forte e temporais de granizo e raios no começo do dia. Na sequência, a instabilidade atinge o Oeste e o Sul ainda entre horas da madrugada e da manhã com chuva e trovoadas. Há risco de temporais isolados ou pancadas localmente fortes. No decorrer da terça, a frente fria avança e traz chuva até o final da terça para a maior parte do território gaúcho que antes terá calor e abafamento.

Quarta (17/11) 

Na quarta, o tempo segue instável com chuva principalmente entre a madrugada e a parte da manhã, mais concentrada nas Metade Norte e Leste. No decorrer do dia, ar mais seco e frio ingressa no Rio Grande do Sul e afasta a instabilidade para Santa Catarina. Com efeito, o dia termina com tempo firme e temperatura mais agradável na maioria das regiões. (Com fotografia de capa da Porteira Adentro)

Anúncios