Anúncios

A chuva não dá trégua no Leste e no Nordeste de Santa Catarina com alerta da MetSul de que vai seguir chovendo e localmente com grandes volumes. 

Os acumulados em 24h até o começo da noite desta sexta-feira, conforme dados da Epagri-Ciram, chegavam a 70 mm na região de Joinville e até 60 mm em pontos de Florianópolis. O acumulado em 24h na estação do Cemaden em Guaruva era de 115 mm e de 75 mm em Jaraguá do Sul. Em 96h, os totais na rede do Ciram alcançavam até o início da noite desta sexta 190 mm nas áreas de Florianópolis e Joinville, e 240 mm em Schroeder. Já os totais em sete dias atingiam 250 mm na capital catarinense, 260 mm em Joinville e 310 mm em Schroeder. Pomerode, Garopaba e Timbó foram municípios com volumes perto ou acima de 200 mm desde quarta-feira. 


O excesso de chuva provocou inundações, alagamentos, subida de rios com cheias, e um grande número de deslizamentos de terra. A chuva de hoje, intensa em algumas cidades, trouxe problemas como alagamentos e deslizamentos de terra em áreas da Grande Florianópolis, do Vale do Itajaí, do Planalto Norte, e do Sul catarinense. 


A MetSul alerta que tanto este sábado como o domingo terão períodos de chuva nas áreas mais castigadas com precipitações por vezes fortes a torrenciais, em especial em horas da tarde para a noite. O risco de chuva localmente forte com chance de temporais isolados é válido para todas as regiões catarinenses neste fim de semana, mas no caso do Leste e do Nordeste do Estado, onde já choveu muito, mais chuva traz riscos adicionais de deslizamentos e inundações. 

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Modelos numéricos indicam que pode chover muito em alguns pontos entre hoje e amanhã com marcas isoladas de 100 mm a 250 mm. O mapa acima, disponível ao assinante na seção de mapas, mostra a projeção de chuva até 9h segunda-feira. 

Anúncios