Cidade de Brasília completa hoje 90 dias seguidos sem chuva e tem uma pequena chance de registrar precipitação na metade da semana que vem | MARCELLO CASAL JR./AGÊNCIA BRASIL/METSUL METEOROLOGIA

Não é nada fora do normal. A capital federal registra nesta época do ano tempo muito seco com tardes de umidade relativa do ar muito baixa. Os gramados verdes da Esplanada dos Ministérios no verão passam a ficar alaranjados com o prolongado período de tempo seco sem o registro de precipitação.

Brasília completa nesta sexta-feira 90 dias seguidos sem ocorrência de chuva em sua estação meteorológica oficial. A última vez em que a estação coletou precipitação foi no dia 7 de maio. Nas estações de Águas Emendadas, Paranoá e Gama, todas no Distrito Federal, o período sem chuva já dura oitenta dias com a última precipitação em 17 de maio.

Embora o período sem chuva pareça muito longo, ocorre quase todos os anos. Cidades como Brasília e Goiânia, no Brasil Central, anualmente enfrentam longas sequências de dias sem uma gota de chuva. Em 1963, a capital federal, de acordo com registros históricos, chegou a ter 164 dias consecutivos sem registro de precipitação ou cinco meses seguidos de tempo muito seco.

Com o prolongado período sem chuva e o domínio de uma grande massa de ar seco sobre o Brasil Central há meses, e que tem sido responsável por um inverno de temperatura acima a muito acima da média no Centro do Brasil, as tardes dia após dia têm sido com umidade do ar muito baixa.

Conforme os registros oficiais, os menores índices de umidade relativa do ar até agora neste ano nas estações meteorológicas do Distrito Federal foram de 13% no Gama e 16% em Brasília, no dia 21 de maio, na sequência da poderosa massa de ar polar que trouxe as menores mínimas na região desde 1977 e que chegou a provocar geada em Brasília, em pleno Plano Piloto.

Apesar de a chance não ser grande, existe a possibilidade de a sequência de dias sem chuva ter uma interrupção na próxima semana. Isso porque vários modelos numéricos apontam chance de chuva no Centro-Sul de Goiás e no Distrito Federal na metade da semana que vem. No caso de Brasília, para a próxima quarta-feira.

Se ocorrer a chuva, ela será localizada e mal distribuída. Assim, um cenário possível é chover de forma isolada e não necessariamente onde se encontra a estação meteorológica. Pode cair chuva em setores de Brasília, mas a sequência de dias secos na estatística prosseguir porque não houve chuva no ponto de medição oficial.