Previsão do tempo da MetSul é de possibilidade maior de chuva a partir da sexta-feira em Porto Alegre | Fernando Oliveira

O sol aparece e predomina em todo o Rio Grande do Sul nesta quarta-feira. O céu claro com ausência de nebulosidade na maior parte do Estado durante esta manhã, mas da tarde para a noite nuvens esparsas vão se formar no Oeste, no Noroeste e no Norte gaúcho, regiões onde a atmosfera vai estar mais quente.

O calor ganha força e a tarde de hoje será escaldante na Fronteira Oeste e no Noroeste que terão máximas de 39ºC a 41ºC. No Sul e no Leste gaúcho, mesmo que não aqueça tanto quanto no Oeste pelo ar mais frio na costa que traz vento Leste, a tarde será de calor. Em Porto Alegre, o feriado é de céu azul e calor nesta tarde.

O tempo firme, entretanto, vai se limitar ao dia de hoje. Já amanhã o tempo muda em diversas cidades do Rio Grande do Sul, conforme a previsão do tempo da MetSul. O sol aparece em todo o território gaúcho ao longo desta quinta e o ar quente se reforça, horas antes da chegada de uma frente fria, com previsão de intenso calor na maioria das cidades gaúchas.

As máximas na tarde da quinta-feira devem chegar a valores de 35ºC a 37ºC no Oeste e de 38ºC a 40ºC no Noroeste. Porto Alegre pode atingir 36ºC a 37ºC. Na região metropolitana e nos vales, as máximas ficam entre 37ºC e 39ºC com algumas cidades podendo encostar ou atingir a marca dos 40ºC.

Com o forte aquecimento e a aproximação da frente fria, da tarde para a noite desta quinta vão se formar nuvens por todo o Rio Grande do Sul e que em alguns pontos devem ser de maior desenvolvimento vertical, logo propícias a temporais isolados. Com isso, na segunda metade desta quinta a previsão do tempo é de pancadas isoladas e tempestades localizadas no estado gaúcho.

A instabilidade da tarde para a noite amanhã não será generalizada e, por isso, um grande número de cidades gaúchas não deve ter chuva. A chance maior de chover isoladamente é em pontos das Metades Oeste e Sul do Rio Grande do Sul enquanto nas demais regiões qualquer ocorrência de precipitação será muito localizada.

Na sexta-feira, ao contrário, a tendência é que a chuva seja mais generalizada. Isso porque uma frente fria vai avançar pelo Rio Grande do Sul com aumento de nebulosidade, precipitação e chance de alguns temporais isolados. Os volumes vão variar muito de ponto para outro, mas em algumas cidades podem se aproximar ou passar dos 50 mm. A chuva na sexta já atinge diversas localidades desde cedo, ou seja, entre a madrugada e de manhã.