Anúncios

No Dia da Marmota, Punxsutawney Phil “previu” hoje mais seis semanas de inverno nos Estados Unidos | JEFF SWENSEN/GETTY IMAGES NORTH AMERICA/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Pois então, a marmota falou, e é oficial: mais seis semanas de inverno nos Estados Unidos, de acordo com Punxsutawney Phil, a marmota mais famosa do mundo que “faz” prognósticos climáticos. O Punxsutawney Groundhog Club – um grupo que organiza o evento e cuida da marmota Phil tirou Punxsutawney Phil de sua toca na frente de uma grande multidão na manhã de hoje enquanto câmeras transmitiam sua imagem ao redor do mundo. Segundo eles, Phil viu sua sombra, o que significa ao menos mais um mês e meio de frio e neve pela frente.

A tradição local remonta a 1887, mas ganhou fama internacional graças à comédia romântica “O Feitiço do Tempo”, de 1993. O ator Bill Murray, que contracena com Andie MacDowell, desempenha o papel de um meteorologista que é destacado para fazer a cobertura jornalística do Dia da Marmota e acaba por reviver o mesmo dia incontáveis vezes, o que leva a uma incrível mudança de personalidade e momentos divertidíssimos.


Uma grande tempestade de inverno com marcas congelantes e muita neve e gelo afeta nesta segunda meta da semana diversas regiões dos Estados Unidos, inclusive estados do Sul como o Texas, o que em teoria endossaria a previsão da marmota, mas depois tudo muda. O Centro de Previsão Climática do Serviço Nacional de Meteorologia, da NOAA, antecipa temperaturas quase normais e até mais altas que o normal para grande parte do Leste e Sudoeste dos Estados Unidos durante o resto do mês e potencialmente no que resta do inverno.


Embora ele esteja “prevendo” o clima desde 1887, o histórico de Phil em todo o país não é perfeito, de acordo com a NOAA. Para determinar o quão preciso ele é, a agência de clima do do governo dos Estados Unidos comparou as temperaturas nacionais com as “previsões” de Phil.

Em média, Phil acertou 40% das vezes nos últimos 10 anos, quase como uma cara e coroa. Prever a chegada da primavera para um país inteiro, especialmente um que tem climas regionais tão variados como os Estados Unidos, não é fácil e o histórico de Phil é a prova disso.

Se as “previsões” de Phil ao longo dos anos estão cheias de erros, às vezes ele surpreende. Em 2016, Phil fez uma previsão maluca de um início de primavera antecipado pela segunda vez em nove anos. Naquela primavera, um padrão climático El Niño dominou e aqueceu grande parte dos Estados Unidos. Em 2021, ele “previu” mais seis semanas de inverno. Os Estados Unidos terminaram com um fevereiro gelado e março moderadamente ameno. Se tivesse visto metade de sua sombra teria sido 100% no prognóstico.

Anúncios