O feriadão de Páscoa começa com a atmosfera instável no Rio Grande do Sul, projetando-se chuva irregular e risco de alguns temporais muito isolados. Parte do estado já anotou instabilidade hoje com pancadas de chuva e mesmo queda de granizo à medida que o ar quente e úmido favoreceu nuvens mais carregadas na Metade Norte.
A Quinta-Feira Santa registrou chuva localizada e mal distribuída em diferentes pontos do Centro e do Norte do estado. Fortes pancadas à tarde, atingiram, por exemplo as regiões da Serra e de Cruz Alta, no Alto Jacuí. No Noroeste, houve registro de queda de granizo durante um temporal passageiro no município de Giruá.
Nesta noite de quinta-feira, a instabilidade persiste em pontos do Rio Grande do Sul, em especial da Metade Norte. Pontos bastante isolados do Noroeste gaúcho podem ter chuva forte localizada e mesmo o risco de alguns temporais bastante isolados.
Grande parte do Rio Grande do Sul, porém, não anotou chuva durante a quinta-feira. O maior acumulado até o fim da tarde na rede do Instituto Nacional de Meteorologia tinha sido de 23 mm em Tupanciretã. Nos locais em que choveu, que não foram numerosos, a precipitação ficou em regra abaixo de 10 mm.
TEMPO | Nuvens mais carregadas sobre a Serra Gaúcha causam chuva em diferentes pontos e até isoladamente forte, como se viu em Farroupilha. 📷 @josimarkirch pic.twitter.com/xbg1y4lkjh
— MetSul Meteorologia (@metsul) March 28, 2024
TEMPO | Áreas de instabilidade geradas pelo calor e a umidade provocaram queda de granizo na tarde desta quinta-feira em Giruá, no Noroeste gaúcho. 📷 Redes sociais pic.twitter.com/5mUtGXDWqt
— MetSul Meteorologia (@metsul) March 28, 2024
Nesta Sexta-Feira Santa, a instabilidade prossegue no Rio Grande do Sul e mais uma vez tende a se concentrar na Metade Norte, embora chova também em pontos do Centro e do Sul do estado. Diferentemente de hoje, quando não havia previsão de chuva para a capital, nesta Sexta-Feira Santa se espera o registro de precipitação na área de Porto Alegre e região metropolitana. Já pode, inclusive, chover de manhã.
A instabilidade, entretanto, não persiste durante o restante do feriadão. A previsão da MetSul Meteorologia indica que o fim de semana de Páscoa terá o predomínio do sol no Rio Grande do Sul, embora a presença de nuvens. O sol vai aparecer em todas as regiões e a atmosfera no estado vai seguir quente, o que manterá a temperatura elevada durante a tarde.
Tanto o sábado como o domingo devem ter máximas à tarde perto e acima de 30ºC em grande número de locais do território gaúcho. No sábado, o aquecimento maior ocorre na Fronteira Oeste com até 32ºC a 33ºC à tarde. No domingo, a temperatura se eleva mais no Noroeste, nos vales e na Grande Porto Alegre, onde as máximas passam dos 30ºC.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.