As últimas horas tiveram a formação de fortes áreas de instabilidade no Centro da Argentina. As nuvens carregadas provocaram episódios de chuva intensa.
As províncias de Córdoba, Santa Fé e Buenos Aires, por exemplo, tiveram pontos com precipitações intensas entre a madrugada e a manhã de hoje.
Com efeito, a cidade de Rosário, uma das maiores da Argentina, situada em Santa Fé, registrou períodos de chuva torrencial no começo da manhã desta quinta-feira.
Já em Córdoba, em parte da província, os acumulados em poucas horas chegaram a mais de 80 mm. As fortes chuvas ainda causaram alagamentos no Norte de Buenos Aires.
#Ahora Anegamientos sobre el norte bonaerense (video de la ciudad de San Pedro) debido a las fuertes lluvias que se acercan a 100 mm. El panorama se repite en las localidades de la zona @SMN_Argentina@llueveargentina
Video que me envía @biguaEric pic.twitter.com/xppWhEQRRO— Nacho López Amorín (@MeteoNacho) March 25, 2021
O serviço de meteorologia do Uruguai colocou grande parte do país em alertas amarelo e laranja na manhã desta quinta-feira. O alerta uruguaio é para a possibilidade de chuva forte e temporais nas próximas horas.
Alerta naranja y amarilla por Persistencia de tormentas y lluvias
Se actualizará a las 15:00 o ante cambios significativosMás info: https://t.co/zY2u8OFmLu pic.twitter.com/EAKV0NyOi9
— Inumet (@MeteorologiaUy) March 25, 2021
Assim, a MetSul está advertindo que nesta quinta áreas de instabilidade vão avançar do Uruguai para o Oeste e o Sul gaúcho entre esta tarde e a noite.
Os modelos indicam risco de forte instabilidade isolada capaz de gerar chuva localmente torrencial com temporais de cento e granizo. Nas demais áreas do Rio Grande do Sul, qualquer instabilidade será isolada e associada ao calor.
Por fim, o sol aparece com nuvens na maior parte do Estado no decorrer da sexta,. A chuva, entretanto, avança e tarde para a noite e atinge a maioria das regiões. Haverá risco de chuva localmente forte e temporais isolados pelo calor. No Oeste e no Sul, já chove cedo.