Anúncios

O tempo muda em parte do Rio Grande do Sul com o avanço de áreas de instabilidade a partir do Uruguai e da Argentina enquanto grande parte do território gaúcho ainda suporta forte calor com sol e nuvens. Nuvens carregadas ingressavam no final da manhã e no começo da tarde desta segunda-feira em cidades do Oeste e do Sul do estado que são próximas do Uruguai. Temporais já ocorreram na fronteira e podem se repetir nas próximas horas, alerta a MetSul Meteorologia.

NOAA/NASA/METSUL

Imagem do satélite meteorológico GOES-16 da NOAA-NASA do meio-dia desta segunda mostrava nuvens de maior desenvolvimento vertical avançando do território uruguaio para o Oeste e o Sul gaúcho. As nuvens mais carregadas estavam no Oeste, nas áreas de Uruguaiana e Quaraí.


Na mesma hora, várias regiões estavam com forte a intenso calor. Ao meio-dia, estações meteorológicas indicavam temperaturas de 35ºC a 38ºC em cidades do Noroeste e dos vales. Porto Alegre anotava entre 33ºC e 34ºC na maioria dos bairros.

Ao redor do meio-dia, nuvens muito carregadas avançavam em cidades fronteiriças do Oeste como Uruguaiana e Livramento. Em boletim especial das 12h15, o Aeroporto Rubem Berta de Uruguaiana reportou rajadas de vento de 47 nós ou 87 km/km/h. Já a estação do Instituto Nacional de Meteorologia em Uruguaiana registrou rajada de vento de 96,5 km/h entre 12h e 13h.


Virada do tempo em Livramento por volta do meio-dia de hoje | FABIAN RIBEIRO

Nas próximas horas, a instabilidade atinge principalmente cidades do Oeste e do Sul do Rio Grande do Sul com chuva. Em alguns pontos, a chuva pode ser forte a intensa com risco de temporais isolados de granizo e vento forte. As nuvens carregadas alcançam depois localidades do Centro do estado, onde cresce o risco de temporais isolados pela alta temperatura.

Nas demais regiões gaúchas, o calor forma áreas de instabilidade isoladas da tarde para a noite de hoje. Assim, até o fim do dia todas as regiões gaúchas têm chance de chuva, mas enfatizamos que, como as precipitações tendem a ser isoladas, não deve chover em todos os municípios. Haverá cidades em que o dia terminará sem chuva.

A MetSul Meteorologia uma vez mais recorda que em dias de muito calor ou sob forte massa de ar quente, como hoje, cresce o risco de temporais localizados com vendavais. O risco de vento forte aumenta à medida que a temperatura se eleva acentuadamente. Assim, nas próximas horas, episódios de vento forte como que atingiram a fronteira há pouco podem ocorrer em outros pontos do estado. Alguns vendavais localmente podem ser intensos e com danos por rajadas perto e acima de 100 km/h.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios