A MetSul Meteorologia alerta que uma frente fria vai mudar o tempo no Rio Grande do Sul depois de uma quarta-feira marcada por intenso calor para abril em algumas regiões do estado. O sistema frontal traz chuva localmente forte com raios e ainda temporais em pontos isolados que têm início a partir desta noite pelo Oeste e o Sul.
A aproximação da frente fria trouxe o ingresso de ar mais quente para o estado durante esta quarta-feira, o que favoreceu um significativo aquecimento com máximas muito altas para abril e que passaram dos 35ºC em algumas cidades, especialmente do Norte e do Noroeste do estado.
Na rede oficial do Instituto Nacional de Meteorologia, as maiores máximas desta quarta foram de 34,4ºC em São Luiz Gonzaga; 34,1ºC em Ibirubá; 33,9ºC em Uruguaiana e em Serafina Corrêa; 33,8ºC em Alegrete, São Borja e Santa Rosa; 33,7ºC em Passo Fundo; 33,5ºC em Tupanciretã; 33,3ºC em Cruz Alta; e 33,2ºC em Santo Augusto.
As máximas de Serafina Corrêa (33,9ºC) e de Passo Fundo (33,7ºC) são por demais altas para esta época do ano em se tratando de locais de maior altitude, na Serra e no Planalto Médio, respectivamente.
Para se ter ideia, a maior máxima em abril em Passo Fundo na série histórica 1913-1960 foi de 30,6ºC (1945). Na série 1961-1990, por sua vez, a máxima absoluta de abril foi de 33,1ºC (1973). No periodo 1991-2023, não se encontra valor maior que o de hoje em abril. O calor de hoje, assim, pode ser reputado como histórico para estas localidades de maior altitude com provável recorde absoluto de máxima para abril em 110 anos de observações.
Leia tambémPrimeira onda de tempestades do El Niño trará temporais destrutivos
O calor muito intenso, porém, não foi generalizado. Em Porto Alegre, a máxima oficial no Jardim Botânico (estação automática) foi de 30,2ºC. Em Campo Bom, atingiu 31,5ºC. No Sul do estado, a região de Pelotas e Rio Grande teve uma tarde com apenas 25ºC, uma marca agradável.
Mas tem uma grande mudança no tempo se iniciando nesta noite com o avanço de uma linha de instabilidade associada a uma frente fria que ingressa pelo Oeste e o Sul do Rio Grande do Sul, a partir da fronteira com o Uruguai, com muito raios, chuva que pode forte a intensa em alguns pontos, e possibilidade de temporais com rajadas de vento forte.
A imagem do satélite GOES-16 abaixo, das 19h desta quarta-feira, mostra nuvens muito carregadas, de grande desenvolvimento vertical, com potencial para tempo severo, acompanhando a linha de instabilidade que ingressa pelo Oeste e a fronteira na dianteira da frente fria.

METSUL
O avanço da frente fria traz aumento de nuvens e chuva para a maioria das regiões nesta quinta. Chove desde cedo no Oeste e no Sul. No decorrer do dia, a instabilidade avança e o tempo se instabiliza com chuva irregular em mal distribuída pelo estado, e várias cidades da Metade Norte ainda terão horas de sol e nuvens antes da instabilidade na quinta.
Pontos mais ao Norte e ao Nordeste do estado, especialmente perto de Santa Catarina, podem ter chuva apenas na sexta. Com a chuva, a temperatura pouco se eleva no Centro-Sul do estado, mas em setores do Noroeste, do Norte e do Nordeste gaúcho será outro dia quente e com calor.
De acordo com a nossa análise, o maior risco no momento inicial, nas próximas horas, será de chuva forte em pontos no Oeste e no Sul com possibilidade de raios e ocasionais temporais isolados de vento e granizo. No decorrer da quinta, o risco se transfere para outras áreas do estado, mas a destacamos que a instabilidade tende a ser menos organizada e na maioria dos locais menos intensa, de forma que o Oeste e o Sul são as áreas de maior perigo.
Leia tambémMassa de ar frio avança neste domingo após chuva e temporais
Enfatizamos que não se antevê cenário como o do dia 21 de março, quando temporais com vendavais atingiram todas as regiões gaúchas na passagem de uma frente fria. Agora, quaisquer ocorrências de tempo severo tendem a ser mais pontuais, com maior risco no Oeste e no Sul no presente momento, não se projetando tempestade para a grande maioria das cidades gaúchas, embora o risco em diferentes pontos da geografia gaúcha.
Na sexta, a instabilidade ainda afeta o estado em parte do dia, sobretudo área do Centro e da Metade Norte, enquanto pelo Oeste e o Sul vai começar a avançar ar mais seco e frio que trará um sábado no estado de sol e temperatura agradável, tipicamente de abril. A trégua da chuva, porém, será breve. A previsão da MetSul indica que parte do estado voltará a ter instabilidade no domingo, inclusive com risco de chuva localmente forte e de alguns temporais isolados. Porto Alegre é uma das cidades que podem ter chuva forte no domingo.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.