Anúncios

Cidade de Ituzaingo, em Corrientes, está inundada | REPRODUÇÃO/VÍDEO ITUZAINGO AL DIA

Volumes extremos de chuva ocorrem desde ontem no Nordeste da Argentina com marcas perto de 300 mm pouco mais de 24 horas em algumas localidades. A chuva vem acompanhada por temporais de vento, raios e granizo que deixam estragos e já causaram uma morte.

Estação meteorológica do Serviço Meteorológico Nacional da Argentina (SMN) registrou 267 mm de chuva em 24 horas até 9h deste sábado na cidade de Ituzaingo, província de Corrientes, que faz fronteira com o Oeste gaúcho. Nas 24 horas até 9h de sexta, logo após o começo da chuva, já havia chovido 20 mm. Com isso, o acumulado em apenas 30 horas foi de 287 mm.

A Defesa Civil de Corrientes destacou que “choveu em Ituzaingo em um dia o que não choveu em quatro meses”. De acordo com as autoridades locais, há ao menos 40 famílias desalojadas pela chuva na localidade correntina. A parte mais baixa da cidade é que a sofre com inundações.

Já na cidade de Posadas, na província de Misiones, fronteiriça com o Oeste do Sul do Brasil, o acumulado em 24 horas até 9h deste sábado foi de 205 mm. Ontem, a medição na mesma hora, pouco depois do começo da chuva, tinha indicado 12 mm. O total em 30 horas em Posadas atinge 217 mm.

Sob ar tropical quente e muito úmido de baixa pressão, sucessivos sistemas conectivos com intensa instabilidade se formaram sobre o Sul do Paraguai, Misiones e o Norte de Corrientes desde a madrugada da sexta-feira.

Estas nuvens carregadas provocaram mais temporais com chuva muito forte, vendavais e queda de granizo nas últimas horas na província argentina de Misiones e no Centro-Sul do Paraguai. As tempestades em algumas localidades argentinas e paraguaias foram muito severas e com danos.

No começo da madrugada deste sábado, um homem de 28 anos perdeu a vida no Sul de Misiones depois de entrar em contato com um cabo de alta tensão que estava no chão em consequência do temporal na província argentina, informou o portal Misiones Online.

A instabilidade das últimas horas é recém o começo de um episódio de chuva volumosa e de temporais de vários dias seguidos no Sul do Brasil. A tendência é de aumento da instabilidade entre amanhã e a segunda-feira com muita chuva e tempestades fortes a severas.

O risco de chuva forte e de temporais isolados persiste na província argentina de Misiones, em Corrientes e no Sul do Paraguai. Os acumulados de chuva em alguns pontos de Misiones até o final da segunda-feira devem ficar entre 300 mm e 500 mm, ou até mais muito isoladamente.

A MetSul tem alerta vigente de chuva excessiva e temporais até o final da segunda-feira no Sul do Brasil (leia). Há um segundo aviso da MetSul para volumes extremos de chuva nos primeiros dez dias do mês no Rio Grande do Sul com inundações e enchentes (leia).