Fernando Oliveira

Volumes muito altos de chuva foram registrados entre o meio da madrugada e a manhã de hoje (30) na região metropolitana de Porto Alegre. Os acumulados em alguns pontos chegaram a dois terços da média histórica de precipitação do mês de setembro inteiro em poucas horas. Pluviômetros registraram 88 mm em Sapucaia do Sul e em Gravataí, 56 mm em Campo Bom, 54 mm em Novo Hamburgo e São Leopoldo, 52 mm em Nova Santa Rita, 44 mm em Canoas e 26 mm em Porto Alegre. Em Sapucaia do Sul e Esteio, em apenas uma hora na madrugada choveu mais de 40 mm com um temporal que veio com muitos raios e granizo miúdo.

A chuva provocou transtornos na Grande Porto Alegre. Em Sapucaia do Sul, houve um deslizamento de terra em barranco que atingiu o telhado de uma casa. Em Esteio, arroio que leva o nome da cidade transbordou com o temporal da madrugada e houve alguns alagamentos. Pontos de alagamentos também foram registrados em Porto Alegre. De acordo com a Rádio Guaíba, a Avenida Aparício Borges chegou a ser interrompida em razão do acúmulo de água na pista.

O tempo melhorou na tarde desta quarta-feira após o começo de dia muito instável pela formação de uma frente quente e a temperatura se elevou para 28ºC no Vale do Sinos. O ar muito quente sobre o Estado deve formar novas áreas de instabilidade na noite desta quarta que podem avançar para a região metropolitana de Porto Alegre, logo o alerta de risco de temporais segue.

A MetSul Meteorologia alerta que pode chover muito na Grande Porto Alegre entre sexta e segunda-feira com acumulados excessivos e risco de mais transtornos na região. Alguns modelos chegam a projetar mais de 100 mm na área metropolitana no período.