Anúncios

Pedras de granizo do tamanho até de maçãs caíram no final da manhã em Cuñapirú, departamento de Rivera, no Uruguai (Karen Ferreira)

A MetSul Meteorologia alerta para o risco extremamente alto de tormentas de granizo, algumas fortes a severas com danos, no Uruguai hoje e amanhã. Tempestades de granizo já atingiram a região de Livramento e Rivera no final da manhã desta quarta-feira (30) e vão alcançar outros pontos do território uruguaio ainda hoje, sobretudo no fim da tarde e à noite e durante a quinta-feira (1/10). Os mapas abaixo com as projeções de risco de granizo do modelo WRF da MetSul apontam probabilidade extremamente alta do fenômeno da tarde para a noite de hoje e durante a quinta-feira.

A MetSul enfatiza que algumas tormentas de granizo no Uruguai podem ser significativas com pedras de médio a grande tamanho em pontos isolados. Mesmo granizo gigante (+10 cm) não se descarta. Uma frente quente, impulsionada por extraordinária massa de ar quente que trará calor de 40ºC a 42ºC no Sul do Brasil e de 43ºC a 45ºC no Paraguai, atua entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai nos dois dias com muitas tempestades de granizo, conforme alertou a MetSul.

Anúncios