A mudança do tempo no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira trouxe chuva forte a intensa na Metade Norte gaúcha, temporais isolados com queda de granizo e muitos raios em algumas cidades. Uma pessoa morreu em consequência dos temporais no estado.
A chuva acumulada até o começo da noite de hoje no Rio Grande do Sul, conforme os dados do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres (Cemaden) e Instituto Nacional de Meteorologia, alcançava os 101 mm em Entre-Ijuís, 96 mm em Ijuí, 84 mm em São Luiz Gonzaga, 65 mm em Passo Fundo, 60 mm em Santa Maria, 56 mm em Faxinal do Soturno, e 50 mm em São Borja.
Um homem morreu em Ijuí e a causa preliminar apontada é a queda de um raio. A tragédia ocorreu no Bairro Jardim. Ele foi encontrado morto em sua residência, próximo à BR-285, com sinais aparentes de queimaduras por descarga elétrica. As autoridades locais estão investigando o incidente.
Dados indicam que em 24 horas até 19h desta quarta foram registrados 86.562 raios no Rio Grande do Sul. Os municípios com maior número de descargas elétricas foram São Borja (4.524), Santo Antônio das Missões (3.773), Garruchos (2.436), São Luiz Gonzaga (2.400) e Bossoroca (2.150).
A chegada da frente fria trouxe ainda temporais de granizo em alguns locais dos Campos de Cima da Serra. Vacaria foi uma das cidades com o registro do fenômeno. Em Lagoa Vermelha, por exemplo, as pedras tiveram diâmetro médio em parte do município.
https://twitter.com/metsul/status/1712126536906682502
O tempo começa a melhorar no Rio Grande do Sul neste feriado, mas ainda haverá chuva em algumas regiões. Muitas nuvens persistem no Norte e no Nordeste do estado, especialmente entre a Serra, Alto Uruguai e n Litoral Norte com chuva e garoa no decorrer do dia. No começo do dia, risco de chuva forte a intensa com temporais em locais perto de Santa Catarina no Norte do estado.
Os mapas abaixo mostram a projeção de chuva para a madrugada, manhã, tarde e noite desta quinta-feira no Sul do Brasil a partir dos dados do modelo europeu. Como se observa, a chuva mais intensa nesta quinta no Rio Grande do Sul vai se concentrar mais ao Norte do estado e no começo do dia.
No Oeste e no Sul, o tempo estará aberto desde cedo com sol e nuvens. Nas demais regiões, incluindo Porto Alegre, o feriado tem início com muitas nuvens e chance de precipitação, mas o tempo melhora e o sol aparece com nuvens, mais à tarde.
Massa de ar frio forte para a época do ano cobre o Rio Grande do Sul e traz dia de temperatura baixa com sensação de frio reforçada pelo vento. O ar frio chega com vento Sul moderado a forte, que vai elevar fortemente o Guaíba. Máximas à tarde abaixo de 20ºC na maioria das cidades e que na Serra podem ficar abaixo dos 10ºC em alguns pontos.