Anúncios

A MetSul Meteorologia reforça o alerta sobre chuva forte a intensas nas próximas horas no estado de Santa Catarina com o avanço de uma frente fria pelo Sul do Brasil. Já choveu nas últimas horas na maioria das regiões catarinenses, exceção do Nordeste do estado, mas nesta quinta as precipitações serão generalizadas e em muitos locais com forte intensidade.

Os mapas acima mostram a projeção de chuva para a madrugada, manhã, tarde e noite de quinta-feira no Sul do Brasil a partir dos dados do modelo europeu. Como se observa, a chuva mais intensa em Santa Catarina deve ocorrer entre a madrugada e de manhã com pancadas fortes a torrenciais em muitas cidades.

No Nordeste catarinense, no Alto Vale do Itajaí, algumas áreas ainda podem ter chuva forte durante parte da tarde, mas à noite, no fim do dia, grande parte do território catarinense estará ou sem chuva ou com chuva fraca.

O cenário de chuva desta quinta preocupa porque há áreas ainda alagadas e os rios seguem com seus níveis elevados. A chuva poderá fazer com que rios que vinham baixando voltem a subir e ainda poderá causar alagamentos em algumas cidades. Com o solo saturado pelas recentes precipitações, o novo episódio de chuva pode levar a deslizamentos de terra e quedas de barreiras.

O risco de inundações é considerado muito alto pela Defesa Civil para o Vale do Itajaí, Planalto Norte, Planalto Sul e Litoral Sul. Já o risco é alto na Grande Florianópolis, Litoral Norte, Meio Oeste (principalmente Bacia do Rio do Peixe) e áreas do Extremo Oeste que fazem divisa com o Rio Uruguai.

Relatório da Defesa Civil, atualizado na manhã desta quarta-feira, apontou que se manteve em 136 o número de municípios com ocorrências relacionadas às fortes chuvas no estado. Até o momento, 98 municípios emitiram decretos de situação de emergência.

Um homem está desaparecido em Campo Belo do Sul, na Serra Catarinense. Ele teria tentado atravessar uma área alagada a cavalo. Permanecem confirmadas duas mortes no estado, decorrentes das cheias.

O Corpo de Bombeiros Militar completa mil atendimentos em uma semana. As ocorrências relacionadas com as chuvas seguem em atendimento. Nesta quarta, o Batalhão de Ajuda Humanitária atuava nas cidades de Rio do Sul e Taió, distribuindo e organizando donativos. (Com foto de capa de Marco Favero do governo de Santa Catarina)