Anúncios

Vento Sul forte vai elevar fortemente o Guaíba | FERNANDO OLIVEIRA/ARQUIVO

Fortes a por vezes intensas rajadas de vento vão acompanhar o ingresso da massa de ar frio no final desta quarta e em parte da quinta-feira no Rio Grande do Sul, sobretudo no Sul e no Leste do estado. As rajadas mais intensas, de 60 km/h a 80 km/h, devem se dar na área da Lagos dos Patos e adjacências, na costa e nos Campos de Cima da Serra.

A MetSul adverte que o forte vento Sul no Norte da Lagoa dos Patos vai gerar efeito de represamento do Lago Guaíba, que terá muito acentuada subida do nível na noite de hoje e durante a quinta-feira.

O nível do Guaíba na tarde de hoje atingiu a menor cota das últimas três semanas com 2,17 metros durante a tarde, mas agora, com o vento Sul, vai começar uma trajetória de alta que pode fazer o nível passar de 2,60 metros e talvez atingir marcas ainda maiores. Com isso, algumas áreas das ilhas que tinham secado nesta semana podem voltar a alagar entre esta quinta e a sexta-feira. O mesmo pode ocorrer com setores da nova orla.

É importante destacar que, como há menor vazão de rios contribuintes na comparação com o mês passado e o nível estava abaixo de 2,20 metros antes do vento Sul, não se espera que o vento Sul leve o Guaíba aos níveis críticos de setembro, quando chegou a 3,18 metros no Cais Mauá na maior cota desde 1941.

A forte massa de ar frio para os padrões do mês de outubro começou a ingressar hoje pelo Sul gaúcho. As rajadas na tarde desta quarta-feira atingiram 80 km/h na estação do Instituto Nacional de Meteorologia na barra do Chuí, onde esfriou muito e a temperatura era de apenas 11ºC no meio da tarde, marca mais comum no horário em ondas de frio de julho.

O ar frio cobrirá o estado a partir deste feriado. A massa de ar frio está associada a um centro de alta pressão que na madrugada de sexta vai estar sobre o Rio da Prata com 1.027 hPa. O ar polar trouxe mínima nesta quarta-feira de 9,4ºC abaixo de zero em Maquinchao, Argentina.

A influência do ar frio será maior em cidades mais ao Sul gaúcho. Na fronteira com o Uruguai, Campanha e Serra do Sudeste, mínimas de 2ºC a 3ºC no amanhecer hoje, 1ºC a 3ºC na madrugada de amanhã e ao redor de 4ºC a 5ºC no começo do sábado. Nos Campos de Cima da Serra, nuvens impedirão um maior resfriamento até amanhã, mas no fim de semana, sob tempo mais aberto, pode fazer 1ºC a 3ºC.

Na capital gaúcha, as mínimas não serão muito baixas, mas as tardes serão bastante amenas para outubro até sábado. A tarde desta quinta será especialmente fria na Serra e nos Aparados com marcas abaixo de 10ºC em algumas cidades.

O ar frio pode trazer geada na Campanha, Serra do Sudeste e na fronteira com o Uruguai, especialmente na madrugada de sexta. No sábado, cresce a chance de gear na área de São José dos Ausentes e no Planalto Sul de Santa Catarina. Já nas regiões produtoras de grãos do Planalto Médio, pode gear fraco e isoladamente nas baixadas.