José Ricardo Milanez

Volumes muito altos de chuva foram registrados neste começo de semana no Extremo Nordeste do Rio Grande do Sul, na parte mais perto de Santa Catarina, e no Sul de Santa Catarina. É o que indicavam os alertas da MetSul com projeções de 100 mm a 200 mm na região durante o feriadão. 

Em Morrinhos do Sul, no Litoral Norte, o acumulado de chuva em 48 horas até o meio-dia desta terça (8) foi de 228 mm e em 96 horas o volume chegou a 265 mm. O município junto à Serra sofre efeito de chuva orográfica (pelo relevo) com volumes maiores havendo fluxo de umidade de Leste. Em Torres, a chuva não foi tão volumosa na estação do Inmet e alcançou 86 mm, mas outras medições na área apontaram mais de 100 mm.

No Sul de Santa Catarina, os volumes ficaram entre 100 mm e 150 mm nas regiões de Araranguá, Praia Grande, Jacinto Machado e Sombrio. Em Praia Grande, a Defesa Civil Municipal registrou alagamentos. 


Defesa Civil de Praia Grande

Na região serrana, houve deslizamentos de terra e queda de barreiras na Serra da Rocinha e na Serra do Rio do Rastro. 

A tendência agora é de diminuição da instabilidade nas próximas horas, mas pode voltar a chover localmente forte com risco de granizo isolado no final da quarta-feira e no começo da quinta.