A cidade de São Paulo teve chuva forte com alagamentos na manhã de hoje e a MetSul adverte que o tempo seguirá instável com risco de voltar a chover forte com novos alagamentos durante a passagem de uma frente fria.

São Paulo ficou em estado de atenção na manhã de hoje por conta da chuva que somou entre 30 mm e 40 mm em diversos bairros da capital paulista. Na Grande São Paulo, a chuva somou quase 50 mm na cidade de Barueri.

De acordo com dados do Centro de Gerenciamento de Emergência, a cidade de São Paulo chegou a somar dez pontos de alagamentos intransitáveis e quatro transitáveis no momento da chuva mais intensa. Com a chuva, o trânsito ficou muito complicado com mais de 500 quilômetros de congestionamentos às 10h da manhã.

Além de alagamentos de ruas, a chuva gerou um alagamento entre as estações Sagrado Coração e Jandira. Com isso, os trens da Linha 8 – Diamante circularam com velocidade reduzida e maior tempo de parada entre as estações Barueri e Itapevi. A estação Santana do metrô ficou com parte de uma das entradas do terminal completamente alagada.

A previsão da MetSul aponta que o tempo vai seguir instável até amanhã. Modelos numéricos indicam a possibilidade de chuva acima de 100 mm em alguns municípios de São Paulo, principalmente do Sul e do Leste paulista, entre esta terça e a quarta. Com isso, há risco de chuva localmente forte com possibilidade de alagamentos.

Há possibilidade de voltar a chover forte na área da cidade de São Paulo principalmente entre e a noite de hoje e o começo da quarta-feira, quando uma frente fria bastante ativa cruzará pelo território do estado de São Paulo com chuva localmente forte e risco de temporais isolados.

A instabilidade se reforça no estado paulista entre hoje e amanhã com a formação de uma área de baixa pressão e a aproximação pelo Sul de uma massa de ar frio. A passagem da frente fria nesta quarta-feira manterá e reforçará a instabilidade no estado de São Paulo.

O ar frio trará queda acentuada da temperatura e gradual melhora do tempo no estado paulista entre quinta e sexta-feira. A sexta-feira deve amanhecer com frio e mínimas baixas em muitos municípios paulistas, inferiores a 10ºC em diversas localidades. Os últimos dados apontam mínima oficial na sexta ao redor de 11ºC na capital paulista, mas com marcas menores em alguns bairros, sobretudo do Sul da cidade.