Chuva intensa traz inundações em diversas cidades de Alagoas neste fim de semana | DEFESA CIVIL/DIVULGAÇÃO

Chuva segue castigando a Região Nordeste do Brasil e a situação é muito grave no estado de Alagoas com enchentes, bloqueios de rodovias e cidades inundadas por enchentes. O governo de Alagoas decretou emergência por conta dos danos causados pelas fortes chuvas que caem no estado desde a sexta-feira De acordo com o governado estadual, de 50 a 55 municípios foram atingidos e 33 também já decretaram emergência por causa dos transbordamentos de rios e lagoas.

O estado nordestino vem sendo duramente atingido por fortes chuvas, que devem continuar neste domingo, e as imagens das enchentes lembram as do ano de 2020. Em Marechal Deodoro, por exemplo, as águas da Lagoa Manguaba invadiram as ruas do centro histórico com estragos. As aulas foram suspensas no começo desta semana. Outra cidade bastante castigada pelas fortes chuvas é o município de Murici, na Zona da Mata. A região, com pouco menos de 30 mil habitantes, foi tomada pelas águas durante o sábado.

Em Santana do Mundaú, o nível do rio subiu e causou enchente em inúmeros pontos da cidade. Pontes foram destruídas, o que dificulta o acesso ao município. A Prefeitura decretou situação de emergência. Em Cajueiro, parte da estrada que liga a cidade à Capela cedeu devido ao volume d’água, abrindo uma cratera na lateral da via. Uma ponta que liga o município a Viçosa também foi comprometida. Cidades como Novo Lino, São José da Laje, e Major Izidoro também sofreram com as fortes chuvas.

Rodovias federais e estaduais estão interditadas por todo o estado devido a deslizamentos e alagamentos. A Defesa Civil de Alagoas fez um apelo para a população e pediu doações para as vítimas das fortes chuvas que maltratam o estado. O coordenador do órgão, coronel Moisés Melo, comunicou, em um vídeo, que as áreas do Vale do Paraíba e do Mundaú sofrem com alagamentos.

Os volumes foram muito altos no final da semana que passou em diversas cidades alagoanas. Medições de estações indicaram nas últimas 72 horas, até o começo da manhã deste domingo, volumes de 206 mm em Matriz de Camaragibe, 205 mm em Colônia Leopoldina, 191 mm em Murici, 183 mm em Fazenda Boa Fortuna, 171 mm em Cajueiro e 163 mm em Viçosa.