Começo desta terça-feira teve chuva e trovoadas em Caxias do Sul (foto) e outras cidades da Serra e do Nordeste do Rio Grande do Sul  com  atuação de uma frente fria com instabilidade| DENIS GOERL

A chuva trouxe volumes médios a elevados em diversas cidades gaúchas deste ontem, o que é uma excelente notícia em se tratando de começo de safra de verão e sob condições de La Niña no Oceano Pacífico. O fenômeno agrava o risco de estiagem no Sul do Brasil nesta época do ano e as precipitações são um alento para o setor produtivo, especialmente para a cultura de milho.

De acordo com dados de estações meteorológicas oficiais, a chuva desde ontem até o final da manhã desta terça somou marcas perto ou acima de 50 mm em alguns municípios. Foram os casos dos municípios de Caçapava do Sul com 53 mm e Dom Pedrito com 49 mm.

Estações ainda indicaram 43 mm no Chuí, 40 mm em Campo Bom, 39 mm em Quaraí, 38 mm em Santiago e São Vicente do Sul, 36 mm em Rio Grande e Encruzilhada do Sul, 33 mm em Camaquã e Canguçu, e 30 mm em Capão do Leão.

Outras localidades gaúchas registraram volumes menores de precipitação. Como 29 mm em Livramento, 28 mm em Uruguaiana e São Borja, 26 mm em Alegre, 19 mm em Jaguarão e 18 mm em Bagé. Porto Alegre teve 17 mm até o fim da manhã. A região que menos choveu foi a Noroeste com vários acumulados inferiores a 10 mm.

Dados do Centro Nacional de Previsão de Desastres mostraram acumulados expressivos na área metropolitana. Os registros até o fim da manhã foram de 48 mm em São Leopoldo, 44 mm em Gravataí, 37 mm em Alvorada, 36 mm em Sapucaia do Sul, e 31 mm em Viamão.

No final da segunda-feira e no começo desta terça, áreas de instabilidade mais fortes que se formaram no Norte gaúcho, perto da divisa com Santa Catarina, migraram para o Sul com chuva e raios na Serra Gaúcha e depois da região metropolitana de Porto Alegre.

Muitas nuvens permanecem entre a tarde e noite desta terça no Rio Grande do Sul com céu nublado a encoberto em diversas cidades, mas gradualmente a nebulosidade diminuirá e com expectativa de aberturas em diferentes pontos. O sol já aparece em pontos da Metade Oeste, onde o tempo começa a firmar.

A previsão é de chuva em alguns momentos na segunda metade desta terça em pontos mais a Leste e do Nordeste do estado. Esta é a área que ainda pode registrar instabilidade isolada em parte da quarta-feira, mas a tendência é de tempo firme com sol e nuvens na maior parte do Rio Grande do Sul amanhã com momentos de maior nebulosidade em algumas áreas.