Anúncios

As condições atmosféricas se deterioram rapidamente entre a tarde e a noite deste domingo com chuva em muitas cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná por influência de uma área de baixa pressão que instabiliza a atmosfera no Sul do Brasil.

A imagem do satélite meteorológico GOES-16 do meio-dia mostrava muitas nuvens cobrindo os três estados do Sul com céu nublado a encoberto e já havia registro de chuva e garoa em diversas localidades.

A tendência é de a instabilidade ser mais abrangente e forte da tarde para a noite, sobretudo na Metade Norte gaúcha. Pode, inclusive, chover localmente forte e com trovoadas em setores da Metade Norte do estado.


Em Porto Alegre, depois de um começo de manhã com sol e nuvens esparsas, a nebulosidade aumentou muito e o céu passou a encoberto. Ao redor do meio-dia começou a pingar na cidade. Nas próximas horas, a tendência é que a instabilidade aumenta na capital e na região metropolitana com a chuva se intensificando.

No Oeste e no Sul, embora a previsão de precipitação seja muito menor que na Metade Norte, pontos isolados das duas regiões podem ter momentos de chuva e garoa, mas não em todas as localidades. Em muitos municípios do Oeste e do Sul se espera apenas aumento da cobertura de nuvens.

Além da Metade Norte gaúcha, a instabilidade deve ser mais forte na segunda metade deste domingo em Santa Catarina e no Paraná com a formação de nuvens mais carregadas sobre os dois estados no decorrer da tarde e noite, como mostram os mapas de refletividade do nosso modelo WRF de alta resolução disponível ao assinante na seção de mapas.

Não se descarta chuva moderada a forte localizada tanto no território catarinense como no paranaense. No Paraná, a chuva neste domingo atinge mais localidades do Oeste, do Sudoeste e do Centro paranaense, mas avança para outras áreas do estado gradualmente. Não se afasta o risco de temporais isolados.

Amanhã, segunda-feira, a instabilidade maior se concentra sobre Santa Catarina e o Paraná com chuva em muitas áreas dos dois estados e localmente moderada a forte. A Metade Norte gaúcha ainda deve ter tempo instável enquanto pelo Oeste e o Sul gaúcho uma massa de ar mais frio deve começar a ingressar.

Anúncios