Chuva cchego com uma nuvem arco em Livramento | FABIAN RIBEIRO

O tempo mudou no Rio Grande do Sul nas últimas horas com aumento de nuvens e chuva em diversas regiões. Houve temporais isolados, inclusive com estragos. Mesmo com mais nuvens e chuva em diferentes pontos, a presença do sol em parte do dia ainda elevou a temperatura a 35,4ºC em Quaraí e 34,6ºC em Uruguaiana.

A chuva começou ainda de manhã com a formação de uma forte área de instabilidade entre o Norte e o Nordeste gaúcho. A partir da tarde, como previsto, a instabilidade aumentou em quase todo o estado com registro de chuva em diversas regiões.

Os acumulados de chuva até o começo da noite desta quinta-feira na rede do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres eram de 89 mm em Vacaria, 48 mm em Redentora, 32 mm em Passo Fundo e Santa Rosa, 24 mm em Lagoa Bonita do Sul, 12 mm em Itaqui, 11 mm em Encruzilhada do Sul e 10 mm em Horizontina.

Já pela rede do Instituto Nacional de Meteorologia, os volumes até o começo da noite de hoje eram de 61 mm em Vacaria, 29 mm em Passo Fundo e São José dos Ausentes, 25 mm em Encruzilhada do Sul, 16 mm em Torres, e 12 mm em Palmeiras das Missões e Cambará do Sul. As demais estações ou não registraram chuva ou tiveram menos de 10 mm.

No começo desta noite, a chuva concentrava-se mais em pontos do Noroeste, do Centro e do Oeste gaúcho enquanto grande parte da Metade Leste do estado, onde encontra-se Porto Alegre e a região metropolitana não tinha chuva.

A chuva, isoladamente, foi forte a torrencial. Foi o que provocou o volume alto em Vacaria. A cidade de Santa Rosa também teve chuva intensa de curta duração. No Norte do estado, a área de instabilidade que se formou durante a manhã causou chuva volumosa e vendaval na zona rural de Marau.

O temporal ocorreu na comunidade de Linha 25.  A tempestade de chuva e vento forte causou o destelhamento de um pavilhão e a queda de árvores. Alguns objetos foram arrastados pela força do vento. Embora os danos, não houve feridos. Os produtores rurais relataram mais de 100 mm de chuva em seus pluviômetros (medição não é precisa como em estações).

Agricultor mostra galpão destelhado pelo vendaval | PAULO TONIAL

Telhas se espalharam pela propriedade atingida | PAULO TONIAL

O tempo vai seguir instável para os gaúchos nesta sexta. Muitas nuvens cobrem o Rio Grande do Sul ao longo do dia. Apesar da abundante nebulosidade, o sol pode chegar a aparecer entre nuvens em diferentes pontos.

Uma massa de ar quente e úmida atua e a atmosfera estará instável pela influência de um centro de baixa pressão. Com isso, chove na maioria das regiões gaúchas nesta sexta, embora se preveja que a chuva será irregular e mal distribuída. Pontos isolados podem ter chuva forte a torrencial. A chuva deve, finalmente, alcançar Porto Alegre e a área metropolitana.

Os volumes de chuva no Rio Grande do Sul serão extremamente variáveis, inclusive numa mesma cidade. Haverá locais em que a chuva pode somar mais de 50 mm com marcas isoladas perto e acima de 100 mm enquanto em diversos municípios a chuva não vai exceder 10 mm ou 20 mm. É possível que sequer chova em alguns.

Mantém-se o risco de temporais isolados de vento forte e granizo, mas o risco de tempo severo não é elevado e qualquer ocorrência será bastante localizada. Estes temporais podem trazer chuva torrencial com elevados volumes em curto período de forma muito isolada, gerando o risco de alagamentos e inundações repentinas.