Uma frente fria mudou o tempo em parte do Sul do Brasil nesta quarta-feira com chuva principalmente no Rio Grande do Sul e vai se deslocar pela Região Sul e alcançar áreas do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil nesta quinta-feira, prevê a MetSul Meteorologia.
Choveu em todas as regiões do Rio Grande do Sul nesta quarta com a chegada da frente e ainda em algumas áreas de Santa Catarina. Os maiores acumulados se deram no Oeste, Centro e o Sul do território gaúcho.
De acordo com dados de estações do Instituto Nacional de Meteorologia, os volumes até o começo da noite desta quarta no Rio Grande do Sul eram de 35 mm em Livramento, 34 mm em São Vicente do Sul, 32 mm em Quaraí, 31 mm em Rio Pardo e São Gabriel, e 30 mm em Santa Maria.
No Rio Grande do Sul, a quinta começa com muitas nuvens com céu nublado ou encoberto em muitas localidades. Pode, inclusive, chover nas primeiras horas do dia em cidades do Norte e do Nordeste do estado, incluindo a região metropolitana de Porto Alegre.
No decorrer do dia, entretanto, a cobertura de nuvens entra em diminuição e o sol aparece. Por isso, o tempo estará mais aberto à tarde. Ar frio e de alta pressão atmosférica que cobre o Rio Grande do Sul traz um dia bastante ameno para setembro no estado com frio cedo da manhã e novamente a partir da noite. A tarde será amena a agradável em todo o estado.
A frente se desloca nesta quinta-feira para Norte e leva chuva a grande parte de Santa Catarina. A tendência é chover ainda em muitas cidades do Paraná, embora não se preveja que alcance todas as localidades paranaenses, uma vez que a frente vai perder atividade.
Mesmo mais fraca, a frente fria deve mudar o tempo com chuva nesta quinta em parte do Mato Grosso do Sul, trazendo alívio da secura e do calor. O tempo muda também em parte do estado de São Paulo com chuva prevista nesta quinta para o Sul e o Leste paulista. Na cidade de São Paulo, a nebulosidade aumenta, o vento vira e a temperatura declina sem repetir o calor desta quarta.
Veja em mapas o avanço da chuva
Os mapas abaixo mostram a projeção de deslocamento da chuva com o avanço da frente fria na madrugada, manhã, tarde e noite desta quinta-feira, de acordo com dados do modelo do Centro Meteorológico Europeu.
Como se observa nos mapas, a frente fria deve perder atividade ao se movimentar para Norte com chuva irregular no estado do Paraná e instabilidade apenas em parte do Mato Grosso do Sul e de São Paulo. No Rio Grande do Sul, o tempo firma durante o dia.
Ar frio avança atrás da frente
Uma massa de ar frio começou a ingressar hoje no Rio Grande do Sul e vai causar queda da temperatura em outras áreas da Região Sul e brevemente em parte do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil.
A madrugada mais fria no Sul do Brasil deve ser a da sexta-feira, já que o tempo vai estar mais aberto, o perfil da atmosfera mais seco, o vento mais fraco a calmo e o centro de alta pressão estará sobre o Sul do Brasil. No amanhecer, grande parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina assim como áreas mais ao Sul do Paraná devem ter mínimas de um dígito.
O frio deve trazer geada no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, mas em número muitíssimo menor de cidades que nos dois episódios de temperatura baixa do mês de agosto. Desta vez, considerando a massa de ar frio não é potente, vai gear em menos lugares com maior probabilidade em regiões serranas.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.