Cidades no Sul da China suspenderam aulas e cancelaram voos nesta quinta-feira, horas antes da chegada de um poderoso e perigoso ciclone tropical que pode provocar graves danos no final desta semana no país asiático. O supertufão Yagi se dirigia para a província de Hainan após se fortalecer de uma tempestade tropical.
O Yagi provocou inundações e deslizamentos de terra na principal ilha filipina de Luzon nesta semana, matando 13 pessoas, de acordo com números oficiais. Ele se intensificou para um supertufão enquanto seguia para o Oeste através do Mar da China Meridional, disse a agência de notícias chinesa Xinhua, com ventos sustentados de 210 km/h.
Yagi é o segundo ciclone tropical mais intenso no mundo neste ano em termos de vento, somente atrás do furacão Beryl no Atlântico, uma tempestade incomum que devastou várias ilhas caribenhas entre o fim de junho e o começo de julho ao atingir categoria 5, o máximo da escala Saffir-Simpson, depois inundando cidades dos Estados Unidos.
O supertufão Yagi é oficialmente o ciclone tropical mais intenso no Mar das Filipinas Ocidentais (Mar da China Meridional) nos últimos 55 anos, com pressão ao nível do mar de 915 hPa – empatando com Rai (Odette), em 2021.
Hainan, na China, que será afetada por Yagi, não é estranha aos tufões, mas apenas oito de categoria 3 a 5 atingiram a costa desde 1950. O mais recente foi o categoria 5 Rammasun, em 2014. Mesmo como um categoria 4, o impacto do Yagi será catastrófico para a ilha.
O tufão deve atingir a costa na tarde de sexta-feira em Hainan ou na vizinha Guangdong. Os serviços, escolas e transportes locais pararam no meio d atarde em Haikou, capital de Hainan. O observatório meteorológico de Hong Kong emitiu o terceiro maior alerta de tufão, limitando o transporte público no centro financeiro.
A bolsa de valores da cidade interrompeu as negociações após o expediente por causa do alerta de tufão, enquanto 38 voos foram cancelados no aeroporto de Hong Kong na quinta-feira. As aulas nas escolas primárias e secundárias permanecerão suspensas na sexta-feira, disse o Departamento de Educação.
Depois do Sul da China, Yagi se moverá em direção ao Vietnã, a caminho do Norte e Centro-norte ao redor do famoso patrimônio da UNESCO, a Baía de Halong. As autoridades vietnamitas pediram que cerca de 2.200 turistas nas ilhas costeiras retornassem ao continente antes da chegada da tempestade. Alertaram que chuvas pesadas podem causar inundações generalizadas em áreas montanhosas e urbanas, incluindo a capital Hanói.
A agência meteorológica do Vietnã emitiu um alerta de tempestade mais cedo na quinta-feira e o governo mobilizou mais de 2.700 militares em prontidão. As províncias costeiras estão planejando uma proibição de navegação na sexta-feira, enquanto as províncias montanhosas do Vietnã também receberam ordens para preparar veículos de resgate.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.