Anúncios

Alan Merlo

O fim de semana teve registro de chuva em diversas regiões gaúchas, mas, como previa a MetSul, as precipitações foram muito irregulares.

Houve municípios em que choveu em apenas uma parte da cidade. A instabilidade se concentrou, como esperado, mais na Metade Norte do Rio Grande do Sul. Em algumas localidades os produtores puderam comemorar um excelente volume de chuva e em outras pouco ou nada choveu. A região Noroeste foi a que teve os maiores acumulados com volumes em alguns pontos de até 50 a 100 mm, conforme medições de cooperativas e produtores rurais.

A instabilidade do fim de semana foi resultado de convecção (movimento ascendente do ar devido ao calor) com a alta temperatura que chegou ontem a 38ºC nos vales e em parte da Grande Porto Alegre.

A boa notícia é que vem mais chuva para a maioria das regiões do Estado hoje e amanhã, e desta vez alcançando um número muito maior de municípios. Hoje, a instabilidade será mais uma vez consequência da formação de nuvens carregadas que decorrer do calor intenso. Amanhã, ao contrário, haverá o deslocamento de uma frente fria.


O mapa acima mostra a projeção de chuva do modelo de alta resolução WRF da MetSul para 72 horas, entre 9h de ontem e 9h da quarta-feira. Como se vê, os volumes podem ser altos no período de três dias principalmente na Metade Oeste do Estado.

A MetSul adverte que tanto hoje como amanhã é alto o risco de temporais localizados no Rio Grande do Sul sob uma atmosfera muito aquecida e, isoladamente, as tempestades podem ser até severas com risco de vendavais, especialmente nesta terça-feira devido ao rápido deslocamento da frente fria numa atmosfera muito aquecida.

 

Anúncios