Tarde teve alagamentos na cidade de São Paulo | REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

A capital paulista enfrentou na tarde de hoje um temporal de verão com chuva forte que provocou alagamentos em diversos pontos da cidade. O Centro de Gerenciamento de Emergências decretou estado de atenção de alagamentos a partir das 12h47 na Marginal Tietê e que foi ampliado para as demais regiões da capital ao longo da tarde.

Segundo dados do CGE, INMET e CEMADEN os maiores acumulados de precipitação se deram na área Central com 78 mm, em Itaquera com 76 mm, Ipiranga com 72 mm, Butantã com 67 mm, Itaim Bibi 66 mm e Vila Mariana volumes que correspondem a 34% da média histórica de fevereiro que é a segunda mais alta de todos os meses do ano em São Paulo.

Em diversos bairros os acumulados oscilaram entre 40 mm e 50 mm na tarde de hoje. Como resultado foram registrados ao menos 50 pontos de alagamentos, além do transbordamento do Rio Verde, em Itaquera. Houve ainda queda de granizo na Zona Leste no começo da tarde.

A cidade do Rio de Janeiro também é castigada. Chuva torrencial atinge diversos setores do Rio e seguia com grande intensidade nesta noite de terça-feira. Os acumulados em apenas uma hora passavam de 50 mm com marcas de 150 mm ou mais em alguns pontos em 24 horas. Sirenes foram acionados e a cidade entrou em estágio de alerta.

O risco de temporais de verão prossegue e a cidade de São Paulo e a Grande São Paulo devem voltar a sofrer com alagamentos. Nesta quarta, pancadas isoladas de chuva típicas de verão na capital paulista, contudo, com potencial menor e mais pontual de transtornos na região metropolitana de São Paulo.

Por outro lado, a MetSul adverte que a área de alerta para tempestades com chuva forte a torrencial e trovoadas deverá atuar mais ao Norte entre o Centro-Sul de Minas Gerais, Vale do Paraíba, Rio de Janeiro e o Espírito Santo.

Nessas áreas, o sol aparece entre nuvens ao longo desta quarta-feira, porém entre a tarde e a noite novas áreas de instabilidade se formam com alto risco de pancadas de chuva e temporais com podem provocar queda de granizo. Faz muito calor do Centro para o Sul de São Paulo, no Norte de Minas Gerais e em grande parte do Espírito Santo.

A cidade do Rio de Janeiro é a que mais preocupa e tem uma situação de perigo meteorológico. Com a chuva muito intensa nesta noite e ainda com perspectiva de continuar, é alta a probabilidade de inundações e deslizamentos de terra com risco de vida em zonas de encostas.