Pior do calor é previsto para ocorrer em Porto Alegre (foto) e na região metropolitama no sábado e no começo da próximana semana | ALEX ROCHA/PMPA

A temperatura vai superar os 40ºC no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira. A massa de ar quente ganha força sobre o território gaúcho e a temperatura se eleva em todas as áreas do estado. A tarde será muito quente com máximas acima dos 35ºC em diversas cidades e perto ou acima de 40ºC em algumas regiões.

A parte mais quente do estado nesta quarta será outra vez a Metade Oeste gaúcha. As máximas nas regiões de Alegrete, Quaraí, Uruguaiana, Itaqui, São Borja, São Luiz Gonzaga e Santa Rosa devem ficar entre 39ºC e 41ºC, não se descartando marcas isoladas ao redor de 42ºC, com as maiores máximas na área de Uruguaiana. O calor intenso, entretanto, não irá se limitar ao Oeste.

Embora com máximas menores, o Centro do estado, a Campanha, os vales e a Grande Porto Alegre devem ter marcas muito altas à tarde que atingirão de 36ºC a 38ºC em algumas cidades. Porto Alegre deve ficar entre 35ºC e 36ºC.

Não apenas esta quarta-feira terá calor extremo. Os próximos dias reservam outras tardes de máximas tórridas no Rio Grande do Sul e o fim de semana, em especial, pode ter temperaturas máximas extremamente elevadas.

Na quinta, nuvens e pancadas de chuva com temporais isolados em diversos pontos devem impedir aquecimento maior, mas ainda assim a tarde vai ser muito quente com máximas de 37ºC a 38ºC em vários municípios.

O calor retoma a sua escalada na sexta-feira. A tarde da sexta terá máximas perto ou de até 40ºC no Oeste gaúcho. No sábado, o calor aumenta ainda mais com marcas ao redor ou acima de 40ºC em pontos do Oeste e da fronteira com o Uruguai. No Centro gaúcho e nos vales, máximas de 37ºC a 39ºC.

O domingo deve ser ainda pior com máximas mais altas na maior parte do estado, com marcas ao redor e acima de 40ºC em pontos do Oeste, Noroeste, Centro do estado, vales e na Grande Porto Alegre. No Oeste, possibilidade de máximas de 40ºC a 42ºC. Assim, na Grande Porto Alegre, o pior do calor vai ocorrer no fim de semana e talvez ainda na segunda-feira.

Hoje, na rede oficial do Instituto Nacional de Meteorologia, as máximas foram de 39,3ºC em Uruguaiana, 38,3ºC em Quaraí, 38,2ºC em São Borja e 38,1ºC em São Luiz Gonzaga. Por sua vez, na Grande Porto Alegre, as máximas ficaram entre 34ºC e 36ºC na tarde da terça-feira.