A chuva caiu com força em algumas cidades de Santa Catarina nesta segunda-feira. Aguaceiro no final da tarde de hoje causou alagamentos no município de Presidente Getúlio, localizado no Nordeste de Santa Catarina. A água tomou conta das vias centrais da cidade.
Os acumulados em 24 horas até o fim da tarde desta segunda atingiam 126 mm em Porto União, 94 mm em Abelardo Luz, 79 mm em Irienópolis e Salete, 64 mm em Tangará, 62 mm em Indaial, 57 mm em José Boiteux e Herval D´Oeste, 56 mm em Blumenau e 51 mm em Caçador.
A MetSul Meteorologia havia advertido para o risco de chuva volumosa em pontos do estado de Santa Catarina nesta segunda com a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica. Os volumes de chuva foram altos hoje também em pontos do Paraná, para onde havia existia uma advertência de chuva localmente forte.
A previsão da MetSul indica muitas nuvens ainda nesta terça no estado catarinense com chuva ao menos em parte do dia na maioria das localidades. A chuva ainda pode ser forte em alguns pontos, especialmente do Norte e do Nordeste do estado.
Os mais altos índices de precipitação nesta terça, entretanto, devem ocorrer sobre o Paraná e o estado de São Paulo. A chuva nos dois estados pode ser até localmente excessivas com marcas em alguns municípios acima de 100 mm.
O tempo melhora na segunda metade da semana em Santa Catarina com o ingresso de uma massa de ar frio mais forte entre quarta e quinta. A chegada do ar frio pode se dar com vento moderado a forte em alguns momentos.
O ar frio vai derrubar a temperatura e as madrugadas de quinta em diante devem ser frias a muito frias com possibilidade de geada em diversas localidades catarinenses no amanhecer da sexta que pode ter marcas negativas em baixadas do Planalto Sul Catarinense.