Os entusiastas e observadores das auroras boreais tiveram uma surpresa ao avistarem as luzes verdes dançando nos céus do Alasca: uma espiral azul claro semelhante a uma galáxia apareceu no meio da aurora por alguns minutos no começo do sábado.
A causa não teve nada de excepcional. Nem um portal ou invasão alienígena. Foi simplesmente o excesso de combustível que foi liberado de um foguete SpaceX lançado da Califórnia cerca de três horas antes do aparecimento da espiral no céu.
Giant Spiral Appears Amid the Aurora Lights in Alaska’s Night Sky https://t.co/vS0bGwMKNK pic.twitter.com/MFEuDjJ9N6
— David Papp (@DavidPapp) April 17, 2023
Strange and glowing “spiral” seen in the sky over Alaska baffles locals 😳 pic.twitter.com/CpFULO3uMj
— Daily Loud (@DailyLoud) April 17, 2023
Às vezes, os foguetes têm combustível que precisa ser descartado, disse o físico espacial Don Hampton, professor associado de pesquisa do Instituto Geofísico Fairbanks da Universidade do Alasca, à agência Associated Press.
Too beautiful to not to share. Pictures of @elonmusk @SpaceX launch last night from my old hometown of Fairbanks, Alaska. Rocket launched from Vandenberg, CA. Photo taken at 1:55am AST. (photo credit The Alaska Frontier Group) pic.twitter.com/e4c4h637nQ
— Brian Flemming (@_BrianFlemming) April 17, 2023
“Quando eles fazem isso em grandes altitudes, esse combustível se transforma em gelo”, disse ele. “E se acontecer de estar na luz do sol, quando você está na escuridão no chão, você pode vê-lo como uma espécie de grande nuvem, e às vezes é um redemoinho”.
Alien invasion? No, it's science. Experts say the mystery spiral over Alaska skies on Saturday during the northern lights — captured in this time-lapse — was a vapor trail from a SpaceX rocket launch. https://t.co/6G6cf6oHaC pic.twitter.com/IQM39aHmNk
— The Associated Press (@AP) April 17, 2023
O foguete que decolou da Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia, na noite de sexta-feira, tinha cerca de 25 satélites como carga útil. Foi um lançamento polar, que o tornou visível em uma grande faixa do Alasca.