Cidade de São Paulo terá chuva nesta terça e na quarta antes da melhora do tempo na quinta com a chegada de uma massa de ar frio que trará queda acentuada da temperatura | FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL/EBC

O tempo começou a se instabilizar no estado de São Paulo pela atuação de uma área de baixa pressão. Já de madrugada havia chovido forte com raios em pontos do Oeste paulistas, mas, como era previsto, entre a tarde e a noite a instabilidade se formou em diversas regiões do estado.

O Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE), da Prefeitura de São Paulo, chegou a colocar toda a cidade de São Paulo em estágio de atenção por risco de transtornos e alagamentos pela chuva entre 17h e 17h50, mas, embora tenha chovido, o órgão não reportou pontos de alagamentos.

Os maiores volumes de chuva nesta segunda ocorreram principalmente no Oeste do estado de São Paulo. A estação do Instituto Nacional de Meteorologia registrou até o fim da tarde volume de 42 mm acumulado em 24 horas no município de Dracena.

As estações do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres acusaram acumulados em 12 horas até 18h desta segunda-feira de 38 mm em Campinas, 36 mm em Laranjal Paulista, e 33 mm em Sumaré e Amparo.

A MetSul Meteorologia alerta que a instabilidade aumenta muito em São Paulo entre esta terça e a quarta-feira com chuva generalizada e que será moderada a forte com altos volumes em diversas cidades, havendo o potencial para temporais isolados com risco de alagamentos, vento forte e queda de granizo.

Os mapas a seguir mostram a projeção de chuva a cada 6 horas entre esta terça e a quarta a partir de dados do modelo europeu em sua saída das 12Z de hoje. Observa-se que já no início da tarde o tempo se instabiliza no Sul paulista com risco de chuva forte isolada. No decorrer do dia, a instabilidade aumenta e atinge outras regiões, sobretudo da tarde para a noite.

Os mapas mostram ainda que na quarta-feira uma frente fria cruza pelo estado de São Paulo com chuva generalizada e que isoladamente pode ser forte com risco de alagamentos. Não se pode descartar a possibilidade de temporais localizados.

Modelos numéricos indicam a possibilidade de chuva acima de 100 mm em alguns municípios, principalmente do Sul e do Leste paulista, entre esta terça e a quarta. Diferentemente de outras simulações que projetam acumulados acima de 100 mm mais localizados, o modelo WRF sinaliza chuva volumosa numa área maior no Sul e no Leste paulista.

A instabilidade se reforça no estado paulista entre amanhã e quarta com a formação de uma área de baixa pressão e a aproximação pelo Sul de uma massa de ar frio. A passagem da frente fria na quarta-feira manterá a instabilidade.

Esta incursão de ar frio trará queda acentuada da temperatura e gradual melhora do tempo no estado paulista entre quinta e sexta-feira. A sexta-feira deve amanhecer com frio e mínimas baixas em muitos municípios paulistas, inferiores a 10ºC em diversas localidades. Os últimos dados apontam mínima oficial na sexta ao redor de 11ºC na capital paulista, mas com marcas menores em alguns bairros, sobretudo do Sul da cidade.